Piscicultores de Macapá iniciam preparativos para a 19ª edição da Feira Agricultura e Arte

Mais de 1 tonelada de peixes frescos serão vendidos a preços populares, além de outros produtos. Feira ocorre no sábado, 7

Por Elisa Maciel - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Vem do Polo Hortifrutigranjeiro Ramal União, no Distrito da Fazendinha, mais de meia tonelada de peixes frescos que serão comercializados na 19ª edição da Feira Agricultura e Arte, que acontece neste sábado, 7, em Macapá. Essa quantidade é apenas o que o piscicultor José de Arimateia vai levar para a ação. São pescados das espécies Tambaqui e Pirapitinga que serão vendidos a R$ 15 reais o quilo.

No terreno do Arimateia existem dois viveiros de peixes. Há sete anos ele trabalha com a piscicultura e conta com o auxílio técnico da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag). Parte da produção é escoada nas feiras desenvolvidas pela Prefeitura de Macapá, que ocorrem sempre no primeiro sábado de cada mês. Ele fala sobre o importante suporte recebido.

“Sempre recebi ajuda da Prefeitura em relação ao escoamento do produto. Nós, produtores, somos convidados a participar dos eventos realizados e, dessa forma, contribuímos levando um alimento de boa qualidade para a população e ao mesmo tempo aumentamos nossa renda”, ressalta o piscicultor.

Para essa edição da Feira Agricultura e Arte, mais de uma tonelada de peixes estará disponível para venda – do José de Arimateia e outros piscicultores. Toda a produção faz parte do programa “Peixe na Mesa”, realizado pela Secretaria de Agricultura. O objetivo é desenvolver a piscicultura no município de Macapá, gerando trabalho e renda aos pequenos produtores rurais.

De acordo com o gestor da Semag, Eduardo Fleury, cerca de 30 piscicultores receberam a visita técnica em 2022.

“Mais de 40 tanques foram escavados no último ano. Isso mostra o potencial que nosso município possui para a criação de peixes de qualidade. Vamos continuar valorizando o pequeno produtor e fomentando a economia através da criação local e da venda do pescado”, destaca o secretário.

O monitoramento que a Semag disponibiliza ao pequeno produtor é de suma importância na criação dos peixes. Nas visitas, os piscicultores são orientados sobre o uso da ração adequada, o tratamento da água dos tanques e o manuseio correto dos animais.

A engenheira de pesca Joana Rocha, responsável por acompanhar de perto o trabalho dos piscicultores de Macapá, detalha:

“Oferecemos o serviço de escavação de tanques para as propriedades que necessitam desse serviço, além da assistência técnica para a produção. Também temos nossos veterinários que auxiliam na sanidade dos animais”, explica a engenheira.

19ª Feira Agricultura e Arte

Iniciando 2023, a 19ª edição da tradicional Feira Agricultura e Arte acontece no primeiro sábado de janeiro, dia 7. A ação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) valoriza o trabalho dos pequenos produtores rurais e artesãos de Macapá e fomenta a agricultura familiar.

Mais de 50 produtores rurais irão comercializar frutas, hortaliças, plantas medicinais e ornamentais, além de itens de artesanato, ovos e peixes frescos, todos cultivados no município. O evento também conta com ponto de vacinação contra Covid-19 e outras doenças.

Serão disponibilizadas as vacinas Pfizer, Pfizer baby para o público adulto e infantil em combate a Covid-19. Também serão ofertadas vacinas de rotina para tríplice viral, entre outras.

Para a criança receber a vacinação infantil é necessário a presença dos pais ou responsáveis, munidos da caderneta vacinal. Adultos maiores de 18 anos precisam ter em mãos RG e CPF, juntamente com o cartão de vacinação.

Serviço:

Data: 7 de janeiro, sábado

Horário: 8h às 14h

Local: Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Av. Cônego Domingos Maltês, bairro Trem.