Réveillon da Cidade: Macapá retoma festa da virada dois anos após restrições da pandemia

Noite iniciou com apresentação de grupo de Marabaixo no Complexo Turístico do Araxá

Por Maison Brito - Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Evento teve início com apresentação de dança do grupo de Marabaixo Pavão, e apresentação musical de Zé Miguel — Foto: Rogério Lameira/PMM

A Prefeitura de Macapá voltou a promover a tradicional festa de réveillon na capital. O evento ficou suspenso por dois anos em função da pandemia de covid-19. A população local e os turistas acompanharam a virada de ano com 7 artistas locais, que animaram o palco da Concha Acústica do Araxá na noite de 31 de dezembro. 

A noite iniciou com apresentação de dança do grupo de Marabaixo Pavão, e a primeira apresentação musical ficou com Zé Miguel, artista amapaense consagrado.

Quem aproveitou a noite foi o artista plástico Wagner Ribeiro, 63 anos, que levou a família para prestigiar o 1º réveillon após pico pandêmico e curtir os shows em frente ao rio Amazonas. 

“Moro aqui no bairro e é uma alegria enorme a festa da virada acontecer aqui. Trouxe minhas filhas, minha esposa e minha cuba. Acompanhar o réveillon de frente pro Rio Amazonas, escutando Zé Miguel ao vivo não tem preço“, comentou animado o morador do bairro Araxá.

Artista plástico Wagner Ribeiro aproveitou a festa da virada pra levar a família — Foto: Rogério Lameira/PMM

A programação de Réveillon contou também com show da Banda Vou Vivendo, Banda Gata Safada, DJ DVD, Kinzinho e a cantora Tatty Taylor encerrou as apresentações da Concha Acústica. 

Os artistas locais se apresentaram até às 23h, quando começou a show com o trio elétrico da banda Filhos da Bahia, a atração principal com mais de 3 horas de música durante o trajeto. 

“Tocar aqui hoje é um sentimento inexplicável. Voltando a tocar senti o calor e carinho do público. É uma alegria voltar e numa estrutura super organizada e ao lado de artistas na nossa terra”, comentou o cantor Zé Miguel.

Primeira apresentação musical ficou com Zé Miguel, artista amapaense consagrado da MPA — Foto: Rogério Lameira/PMM

Durante toda a noite as secretarias do município atuaram com ações na orla da cidade e no percurso do trio.

Semsa

Equipes da Saúde estiveram com ponto fixo e com ambulância do SAMU para dar suporte à população. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) equipou os locais com socorristas, técnicos em enfermagem e enfermeiros para casos da atendimentos de emergência.

Semtradi e Semhou

As equipes da Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi) fizeram a fiscalização dos empreendedores até às 7 horas da noite, início do evento.

A Secretaria Municipal de Habitação e Ordenamento Urbano (Semhou) atuou com fiscalização de vendedores ambulantes durante a festa da virada. As equipes de fiscais percorreram o local orientando os empreendedores, com objetivo de manter a ordem a organização e liberação do passeio público. 

Guarda municipal

A Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM) deu apoio nas interdições de trânsito e segurança no percurso e suporte na segurança dos brincantes com 4 viaturas.

CTMac

A Companhia de Trânsito e Transporte atuou para ordenar o trânsito e delimitar vias. No sábado (31) a companhia garantiu ônibus nas ruas das 6h até às 2h da madrugada do dia 1º de janeiro de 2023.

A Companhia de Trânsito de Macapá atuou para ordenar o trânsito e delimitar vias de acesso a orla do Araxá — Foto: Rogério Lameira/PMM

Após o tradicional rito de passagem com a queima de fogos, os brincantes continuaram o percurso até o Mercado Central. O evento foi até as 3h da madrugada já do dia 1º de janeiro de 2023, com trio elétrico seguindo a levada da Banda Filhos da Bahia.

Confira mais fotos do Réveillon da Cidade