Vacinação itinerante promovida pela Prefeitura de Macapá atendeu mais de 6 mil estudantes de 74 escolas em 2022

Campanha tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação e aumentar a cobertura vacinal na capital

Por Rafaelli Marques* - Secretaria Municipal de Saúde

Objetivo da campanha é atualizar a caderneta de vacinação das crianças e aumentar a cobertura vacinal | Foto: Renato Costa

Ao todo, mais de 6,2 mil estudantes de 74 escolas da rede municipal de ensino foram imunizados durante a campanha de vacinação itinerante promovida pela Prefeitura de Macapá ao longo deste ano. O trabalho contínuo, levando equipes da Saúde para dentro das escolas, tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação e aumentar a cobertura vacinal na capital.

A campanha coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) teve início no mês de agosto, passando por escolas de Ensino Fundamental(Emef), Ensino Infantil(Emei) e Creches, para onde foram levados imunizantes que compõem o calendário vacinal de crianças de seis meses a doze anos de idade: contra Covid-19, influenza, febre amarela, poliomielite, HPV, hepatite A, tríplice bacteriana, tetra viral, varicela, pneumocócica e meningocócica. 

Nas ações, o público alvo são as crianças, mas também foram atendidas pessoas da comunidade, pais, responsáveis e funcionários da escola. A coordenadora municipal de Imunização, Celeomar Brito, avalia os resultados e bons números obtidos na campanha: 

“O sucesso de uma campanha de vacinação não se vê apenas nos percentuais de vacinados, mas ao longo de toda vida.  Nenhum outro medicamento fez tanto pela vida quanto a vacina nos últimos 200 anos. Foi um trabalho gratificante. Agora, a grande maioria das crianças estão com a caderneta em dia”, comemora a coordenadora.

Vacinação

Além das ações itinerantes, a rede de saúde do município de Macapá concentra a oferta de vacinas à população nas Unidades Básicas de Saúde(UBSs). Para mais informações, acompanhe o cronograma diário disponibilizados pelos canais oficiais de comunicação da Prefeitura de Macapá.

*Estagiária sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde.