A Prefeitura de Macapá realizou a primeira edição do Cine Periferia nesta terça-feira, 22, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) da Zona Sul de Macapá. A exibição foi aberta e gratuita para todos e integrou a programação do Novembro Afro.
Com a presença da diretora-presidente do Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir) Maria Carolina, e do Coordenador Municipal de Juventude (Comjuv), Lucas da Gazeta, foi exibido o Filme ‘Pantera Negra’, que externa a representatividade e importância da valorização cultural através de uma linguagem jovem.
A Dona Edileuza Barbosa, de 57 anos, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) recentemente e utiliza das ações da Prefeitura no CEU das Artes para se distrair e melhorar a sua saúde.
“Recentemente tive o acidente e ações como a de hoje são muito importantes para mim. É a primeira vez que venho assistir ao filme e está sendo muito bom. A gente aprende bastante sobre valorizar a nossa cultura”, destacou a Dona de Casa.
O Novembro Afro é uma ação do Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir) que acontece ao longo do mês e promove discussões de políticas públicas, capacitações e valorização da cultura tradicional.
“A gente celebra esse mês da Consciência Negra que é uma agenda muito importante para discutirmos as questões étnico-raciais. Estamos realizando diversas ações de valorização que vão finalizar com o encontro das mulheres quilombolas do Ambé no dia 30 de novembro”, a diretora-presidente do Improir, Maria Carolina.