Pular para o conteúdo

Nome Comum:

Ypê Rosa, Ipê-roxo, pau- d’arco

Nome Científico:

Handroanthus heptaphyllus. (Vell.) Mattos

Famíla:

Bignoniaceae

Autor:

(Vell.) Mattos

Descrição:

Características morfológicas: O Ipê-rosa tem o Caule do tipo tronco, chegando a mais de 30 metros de altura e 90 cm de diâmetro. Folhas de coloração verde-escura, compostas, de distribuição oposta, medindo 6x10cm. A margem é serreada, há um pecíolo longo, liso e cilíndrico e a venação é nítida, do tipo peninérvea. As flores estão agrupadas em inflorescências do tipo corimbo, medindo de 5 a 8 cm, com corola 5-mera, de coloração rosa, zigomorfa, gamopétala. O cálice é do tipo cupular, 5-mero, verde e gamossépalo. Existem 4 estames, didínamos, 2 anteras e um disco nectarífero. O ovário é súpero, bicarpelar, bilocular. A floração ocorre de junho a setembro e a polinização é realizada por abelhas e pássaros. Os frutos medem até 50 cm, são pretos, secos e deiscentes, do tipo síliqua. A dispersão é realizada através do vento, as sementes medem de 2,5 a 3 cm de comprimento e são aladas.

Ocorrência: Nativa da América do Sul, distribuída bem entre o México e o Norte da Argentina, por conseguinte às regiões tropicais e subtropicais, com o território brasileiro por um todo.

Uso: É largamente empregada no paisagismo em geral por apresentar belíssimas inflorescências de cor rosa. É uma espécie recomendada para recuperação de ecossistemas degradados, sendo considerada promissora para revegetação de áreas contaminadas com metais pesados.

Sobre: Possui raiz principal muito desenvolvida, o que exige cuidados para que não ocorra o enovelamento, fato que contribui para a baixa sobrevivência dos plantios. Seu desenvolvimento é relativamente rápido, desde que em solos bem desenvolvidos e sem déficit hídrico, não tolerando solos secos e compactados

Propagação: Propaga-se por sementes. Os frutos maduros devem ser colhidos diretamente da árvore, antes que inicie sua disseminação pelo vento. Produz grande quantidade de sementes, com boa viabilidade, desde que semeadas logo após a colheita. As sementes perdem o poder germinativo em poucas semanas, a menos que sejam conservadas em câmara fria/seca. A germinação ocorre entre 10 e 15 dias.

PREFEITO

Antonio Paulo de Oliveira Furlan
CNPJ: 05.995.766/0001-77

ENDEREÇO E CONTATOS

Av. Presidente Vargas, 1158 , Centro, Macapá | Ap
Telefone: (96) 98802-1186
E-mail: gabinete@macapa.ap.gov.br
Horário de Atendimento: 8h às 14h

PREFEITURA NAS REDES SOCIAIS

2024 Prefeitura Municipal de Macapá foi desenvolvido com tecnologias livre | SEMPLA - STI