Semam recebe novos espaços de trabalho para otimizar o serviço de agentes da Defesa Ambiental

As instalações possuem computadores com rede wifi e impressora para atender as denúncias e solicitações dos órgãos competentes.

Por Karina Pacheco - Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Postura Urbana

A sala vai anteder as demandas do setor de fiscalização | Foto: Karina Pacheco/PMM

Prezando pela valorização do servidor e agilidade no andamento das fiscalizações, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Postura Urbana (Semam), inaugurou nesta segunda-feira (7) a sala destinada aos agentes da Defesa Ambiental.

O novo espaço possui computadores com acesso a internet via wi-fi e impressora, para que os servidores efetivos tenham um local de trabalho apropriado para a produção dos relatórios solicitados pela Prefeitura de Macapá e órgãos competentes.


“Nós queremos garantir um espaço adequado, com bons equipamentos para a realização dos trabalhos com comprometimento e transparência. Essa é uma forma de valorizar o servidor, mas também de tornar ainda mais ágil as ações de fiscalização”, explica o secretário Municipal de Meio Ambiente, Marcelo Oliveira.

Atualmente a Semam possui oito agentes da Defesa Ambiental responsáveis por vistoriar os empreendimentos licenciados, detectar crimes contra o meio ambiente e a saúde pública.
O agente Eflany Silva, servidor efetivo da Semam há cerca de 23 anos, diz que esta é uma iniciativa inédita.
“Foi a primeira gestão que fez isso, uma sala exclusiva para os fiscais. As consequências da valorização do servidor vão repercutir na produção. O funcionário trabalha com mais alegria e afinco. Isso vai fazer com que as nossas respostas sejam rápidas aos munícipes”, expressa.

O chefe da Divisão de Fiscalização Ambiental, Adrian Valente, explica que, com a chegada dos novos equipamentos, o tempo de respostas dos processos será menor.
“Esse foi um passo muito grande para nós, porque diariamente recebemos demandas dos órgãos competentes e, a partir de hoje, nós vamos desafogar esses canais e garantir um retorno ágil”, afirma.


Os analistas ambientais também receberam uma sala com estrutura semelhante para o planejamento de visitas técnicas e atender as solicitações de documentos que certifiquem que os empreendedores e produtores rurais estão atendendo ao cumprimento da Legislação Ambiental.