Em Macapá, Semana Mundial da Alimentação encerra com ação de saúde e lazer

Atividade foi realizada nesta sexta-feira (21), na Praça Floriano Peixoto.

Por Rafaelli Marques* - Secretaria Municipal de Saúde

Ação disponibilizou diversos serviços de saúde para a população | Foto: Renato Costa/Semsa

Para encerrar as programações da Semana Mundial de Alimentação, a Prefeitura de Macapá promoveu, nesta sexta-feira (21), uma ação de saúde e lazer na Praça Floriano Peixoto, na zona central. A atividade teve o intuito de reforçar a importância de hábitos saudáveis.

Foram disponibilizados serviços de saúde como avaliação nutricional, orientação e triagem de insegurança alimentar, vacinação, consultas médicas, aferição de pressão arterial e glicemia. Além disso, o evento contou com brincadeiras lúdicas para crianças, aula de ginástica, mesa expositiva e distribuição de lanches saudáveis.

Quem aproveitou o momento foi o empreendedor Wellison Nascimento, de 31 anos, que participou da ação com a esposa, Lene Nascimento, e seus dois filhos Matheus e Enzo.

“A gente vem de um momento que nunca foi tão importante falar de saúde, temos o histórico de pandemia e a nossa saúde ficou muito vulnerável. Então, é em relação a isso, tem que cuidar da alimentação”, destaca.

Quem também esteve participando foi o encarregado de loja, José Bezerra, de 49 anos, que aproveitou para pôr as consultas em dia. “Foi muito bom porque quando trabalhamos não temos tempo de ir ao médico. A ação aconteceu bem perto de casa e deu certo para eu vir aqui”, complementa.

De iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a Semana Mundial da Alimentação teve como objetivo reforçar a importância da alimentação saudável para a população e chamar atenção para a questão da insegurança alimentar.

As programações contaram com palestra sobre alimentação saudável, ofertas de serviços de saúde e mesa expositiva em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e ação lúdica para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Antônio Barbosa.

“A Prefeitura, em parceria da Faculdade Estácio e o Sesi [Serviço Social da Indústria], encerra a semana de alimentação saudável, após ofertar ações de promoção à saúde para a população”, explica a coordenadora municipal de Alimentação e Nutrição, Olga Monteiro.

*Estagiária sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde