Prefeitura de Macapá promove aprendizado sobre plantio e descarte consciente de resíduos para estudantes da capital

Iniciativa tem como objetivo estimular o cultivo e a proteção do meio ambiente.

Por Karina Pacheco - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Alunos do 8º ano da escola E.E. Escola Estadual Dom Aristides Pirovano | Foto: Karina Pacheco/PMM

Estudantes de Macapá tiveram uma bate-papo descontraído sobre arborização urbana, formas de plantio e descarte consciente de resíduos nesta sexta-feira (21). A iniciativa foi promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Postura Urbana (Semam), visando a conscientização de dezenas de jovens. 

Além do aprendizado, os alunos do 8º ano da Escola Estadual Dom Aristides Pirovano, no centro da cidade, também puderam levar para casa mudas das espécies brasileirinha, onze horas, ipê amarelo e vermelhinha.

Segundo a coordenadora de Monitoramento e Licenciamento Ambiental da Semam, Alana Soares, a iniciativa tem como objetivo incentivar a boa prática e o hábito do cultivo, além de instigar a juventude a conhecer a variedade de plantas que existem na região. 

“Um dos papéis da secretaria é desenvolver ações que ajudem as escolas a promoverem essa educação ambiental para essas crianças e estimular a curiosidade. Nós queremos que elas cresçam entendendo a importância do cuidado para o bem-estar coletivo”, expressa. 

A professora de estudos amapaenses da escola Dom Aristides Pirovano, Nilda Ribeiro, conta que a ideia dessa ação surgiu a partir de um projeto sobre plantas medicinais, que está sendo desenvolvido junto à comunidade escolar.

“Eu conheci o Horto Municipal em busca de mais exemplos de plantas para meus alunos e lá soube das ações da Semam. Esse intercâmbio de informações foi um pedido dos alunos, que desejam espaços mais verdes, não apenas na nossa escola, mas também na nossa cidade”, diz a professora.