Em Macapá, distritos do Bailique e Santa Luzia do Pacuí recebem força-tarefa de limpeza e manutenção de vias

Equipes atuam com diversos serviços nas comunidades da zona rural de Macapá.

Por - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Limpeza no Garimpo do São Tomé, em Santa Luzia do Pacuí | Foto: Semmopp/PMM

A Prefeitura de Macapá intensificou os serviços de capina, roçagem, varrição, retirada de entulho e coleta de lixo na zona rural. Uma força-tarefa atua na manutenção e limpeza das vias públicas nos distritos do Bailique e Santa Luzia do Pacuí.

No início da semana, a comunidade Garimpo do São Tomé, em Santa Luzia do Pacuí, ganhou uma atenção diferenciada da equipe de limpeza. Já nos preparativos para a realização do Interdistrital 2022, o campo de futebol da localidade também passou por manutenção.

Ainda em Santa Luzia do Pacuí, diversos serviços de limpeza urbana foram realizados na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sebastião Rocha Santos, na sede e nas principais avenidas do distrito.

Na Vila Macedônia, no arquipélago do Bailique, o trabalho foi direcionado para roçagem, coleta de resíduos e limpeza dos arredores das passarelas e casas da comunidade.  Foram retiradas garrafas e itens plásticos, madeira e outros materiais, que sem o descarte correto, podem afetar a saúde de quem mora nas proximidades ou poluir o meio ambiente.

No Bailique, a coleta de lixo é realizada de maneira diferenciada. Após a retirada das comunidades, o material segue de barco até a capital, para reciclagem e destinação adequada no aterro sanitário de Macapá.

Coleta de lixo na Vila Macedônia, no Bailique | Foto: Semmopp/PMM

Parceria
Os serviços realizados nos distritos são resultado de uma parceria das secretarias municipais de Zeladoria Urbana e de Mobilização e Participação Popular (Semmopp).

A pasta de Mobilização, junto aos agentes distritais, trabalha na organização, fiscalização e no levantamento das demandas das comunidades interioranas. Já a Zeladoria Urbana, fica com a execução do serviço.

‘’A descentralização dos serviços de limpeza nos distritos deseja oferecer à população um atendimento de qualidade, principalmente por serem localidades distantes. Os agentes distritais identificam, junto aos moradores, os pontos para assistência, para que o trabalho desenvolvido em conjunto seja direcionado em prol daqueles que mais precisam’’, explica a secretária municipal de Mobilização e Participação Popular, Caroline Almeida.

Veja como foi a limpeza nos distritos do Bailique e Santa Luzia do Pacuí: