Dr. Furlan conduz imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré em procissão do Círio 2022

Gestor municipal recebeu imagem nas proximidades do prédio da Prefeitura de Macapá e conduziu-a até a Igreja São José, no Centro.

Por Anézia Lima - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Prefeito de Macapá, Dr. Furlan, conduziu a imagem de Nossa Senhora de Nazaré durante a procissão | Foto: Leandro Lennon/PMM

Os sentimentos de fé, devoção e perseverança acompanharam os fiéis que participaram da tradicional procissão na 89ª edição do Círio de Nazaré, que aconteceu neste domingo (9). Guiados pelo tema “Maria de Nazaré, intercedei por nós: sem paz não temos alegria; sem amor não temos vida!”, e o lema “Não tem mais vinho (Jo 2, 3)”, milhares de pessoas percorreram a romaria agradecendo e rogando pelos milagres atribuídos à Virgem. 

Por volta das 7h, o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, participou da celebração da santa missa no Santuário de Fátima, presidida pelo bispo, Dom Pedro José Conti. Em seguida, percorreu em peregrinação quase 4 km até a Igreja de São José, no centro da cidade.

“Participo do Círio de Nazaré como prefeito de Macapa, pela primeira vez. É um sentimento maravilhoso que não consigo explicar. Rogo pela paz, saúde e fraternidade dos macapaenses. Que essa esperança de dias melhores guie nossas ações”, ressalta.  

A procissão passou em frente prédio ao atual da Prefeitura de Macapá, na Avenida Presidente Vargas. No local, o gestor recebeu a imagem de Nossa Senhora de Nazaré – pertencente à administração municipal –  pelas mãos dos guardas municipais e a conduziu até o final do trajeto. 

A procissão seguiu na Avenida Cora de Carvalho com a Rua Hildemar Maia, seguindo pela Avenida Mendonça Furtado, Rua Hamilton Silva, Avenida Presidente Vargas, Rua Cândido Mendes e Avenida Mário Cruz. Por fim, os cristãos receberam as bênçãos da padroeira na Igreja Matriz de São José, no Centro.

Procissão do Círio de Nazaré reuniu milhares de féis em Macapá | Foto: Leandro Lennon/PMM

Fé e devoção
Para Jaqueline Conceição, de 36 anos, a participação na procissão do Círio de Nazaré já soma mais de 20 anos. A fiel descreve a sensação de participar por mais um ano e conseguir concluir o trajeto.

“É muito emocionante. Chorei do início ao fim, porque perdi muitos amigos durante a pandemia. Então, saber que tudo está voltando ao normal me fortalece. Vim renovar minha fé e alcançar a graça de ter a minha casa”, comenta. 

Distribuídos pelos principais pontos do percurso, com o objetivo de oferecer segurança ao público que participa da festividade religiosa, a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) atuou na organização das vias e facilitou o acesso ao trajeto com a participação de 50 agentes de trânsito. 

Jaqueline Conceição participa há mais de 20 anos do Círio de Nazaré | Foto: Leandro Lennon/PMM

Ao fim da peregrinação, as vias utilizadas para a condução da berlinda passaram por limpeza e manutenção, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana.

A participação da Guarda Civil Municipal de Macapá e Fundação Municipal de Cultura (Fumcult) também garantiu acessibilidade, organização e conforto no evento, com a segurança local e a disponibilização de banheiros químicos, cercas metálicas e traves de estruturas galvanizadas para instalação do sistema de som.

Veja como foi a procissão do Círio de Nazaré em Macapá: