Dia Nacional da Guarda Municipal é comemorado com ação de saúde e lazer para corporação de Macapá

Programação também inclui café da manhã e atividades esportivas.

Por Ewerton França - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Programação também celebra o Dia da Guarda e do Guarda Municipal | Foto: Arquivo/PMM

Na segunda-feira (10), é comemorado o Dia Nacional da Guarda Municipal e a data também é celebrada pela Prefeitura de Macapá por meio da Lei nº 1.520/2007-PMM, que institui o Dia da Guarda e do Guarda Municipal. Na capital a data será celebrada com uma ação de saúde e lazer que acontecerá no Clube dos Advogados, na zona sul da capital.

A programação inicia às 9h, com um café da manhã especial e durante todo o dia os profissionais terão acesso a atendimento médico com clínico geral e pediatra, testagem para Covid-19 e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), serviço odontológico, exames laboratoriais e coleta de PCCU. Além do momento de lazer e competições esportivas entre os agentes de segurança do município.

Para a comandante da Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM), Joeva Reis, a programação é uma forma de agradecer aos servidores pela dedicação e compromisso com a sociedade e com a corporação.

“Nossos profissionais estão diariamente nas ruas, em fiscalizações e em prédios do Município garantindo a segurança de todos e essa é uma das formas de retribuir pelo serviço prestado”, diz.

Atualmente a corporação conta com 524 servidores na segurança municipal | Foto: Arquivo/PMM

Avanços
Em abril deste ano, o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, sancionou a lei do novo estatuto da GCMM, que trouxe mudanças e benefícios para mais de 500 profissionais, para na carreira, organização, plano de cargos, remuneração, regime de trabalho e direitos.

O documento fez a adesão da categoria ao Plano Nacional, que permite o ingresso dos guardas no Sistema Único de Segurança Pública, o que garante aposentadoria especial de 25 anos com paridade. Com a mudança, a categoria passou a assumir a função de polícia administrativa e ostensiva.

Além disso, o contingente da guarda também foi contemplado com o reajuste salarial de 10,06% concedido por Dr. Furlan. Este foi o maior aumento da história e contemplou servidores efetivos, pensionistas, aposentados, comissionados e contratos.

Sobre o GCMM
A Guarda Civil Municipal de Macapá foi criada em 30 de novembro de 1990, por meio da Lei Municipal nº 385/90-PMM. Em 1998 foi feito o primeiro concurso, que aconteceu na gestão do então prefeito Annibal Barcellos.

A corporação é responsável pela execução do policiamento administrativo, preventivo, ostensivo, uniformizado e armado, garantindo a integração com os demais órgãos de segurança pública e atuando na proteção da população macapaense.

Atualmente a corporação conta com 524 e é comandada pela guarda civil, Joeva dos Reis Silva, a primeira mulher da história a ocupar o posto máximo na GCMM. Na organização administrativa, a Guarda Civil é formada por seis grupamentos operacionais, um de música e uma divisão de Defesa Civil.