Em Macapá, Assistência Social fará programação para o Outubro Rosa

Iniciativa incluiu palestras e marcação de exames para detecção do câncer de mama.

Por Alexandra Gomes - Secretaria Municipal de Assistência Social

Exames poderão ser feitos no Cras e Creas I Foto: Rogério Lameira/PMM

Em comemoração ao Outubro Rosa, mês dedicado ao combate do câncer de mama e do colo do útero, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) está com uma programação para ampliar as informações e incentivar cuidados preventivos de saúde da mulher. A partir da segunda-feira (3), iniciam suas ações que contam com a marcação de exames de mamografia e do colo do útero (PCCU), que poderão ser feitos nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

O serviço de marcação de exames nos Cras e Creas faz parte da parceria firmada entre a Semas e Hospital de Amor e além do agendamento de consultas, a Semas promoverá outras ações que visam a prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Serão palestras educativas e oferta de serviços para atendimento em saúde.

Para marcação dos exames é preciso apresentar RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência I Foto: Alexandra Gomes/PMM

De acordo o secretário municipal de Assistência Social, Gracinildo Nunes, os Centros de Referência além de oferecerem acolhimento para as famílias em situação de vulnerabilidade, também são uma ferramenta que viabiliza atendimento em saúde. “Nós identificamos essa necessidade em função das demandas que chegavam até os nossos espaços e no mês da campanha nacional de combate ao câncer de mama e do colo do útero, estamos intensificando a divulgação de mais esse serviço”, destaca.

O atendimento nos Cras e Creas acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, e nos casos de detecção de alguma anormalidade nos exames, as mulheres atendidas nos espaços terão prioridade no início do tratamento no Hospital de Amor.

Serviço 
Para que a usuária faça o agendamento dos exames nos Cras e Creas, é necessário que ela procure o centro de abrangência do bairro onde mora e apresente o RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.

Para fazer os exames não é necessário encaminhamento médico e os atendimentos direcionados pelos espaços de Assistência Social do Município terão prioridade no Hospital do Amor.

O Hospital de Amor é mantido pelo Hospital de Barretos, em São Paulo, por meio de doações. A unidade em Macapá fica na Rua Carlos Daniel, com entrada pela Rodovia Norte-Sul, no bairro Infraero II.