2ª Mostra de Poesia Falada reúne música e literatura no Mercado Central de Macapá

Mais de 13 artistas e poetas se apresentaram no evento.

Por Anézia Lima - Instituto Municipal de Turismo

Literatura e música encantaram o público presente no Mercado Central de Macapá para a 2ª edição da Mostra de Poesia Falada, do Coletivo Juremas. O evento reuniu artistas, poetas e escritores para um encontro de debate sobre a cultura amapaense, nesta quarta-feira (28).

O intuito era aproximar leitores e escritores para o debate de temas do universo literário, explica a coordenadora do evento, Andreia Lopes. “A mostra é uma oportunidade de acesso à literatura de forma acessível e diversificada. Nossa proposta é valorizar cada vez mais o trabalho dos artistas, além de apresentar em diversos espaços da cidade o que desenvolvemos e trabalhamos pela cultura amapaense”, detalha.

Os artistas do Tatamirô Grupo de Poesia iniciaram o circuito de apresentações com poesias cantadas, incorporadas a ruídos, distorções, poemas autorais e sobreposições de vozes, que fazem parte do repertório da dupla Adriana Abreu e Herbert Emanuel. 

Em seguida, os artistas Ana Anspach, Wendel Cordeiro, Edu Gomes, Off Kenno, Ládio Gomes, Carla Nobre, Mário Salles, Mary Paes, Paulo Gil, Renato Gemaque, Barca do Iraguany e Kazumba Akelê, continuaram a programação. 

Mostra reuniu mais de 13 artistas no Mercado Central | Foto: Anézia Lima/PMM

Mais de 13 artistas, escritores e poetas apresentaram seus repertórios de trabalho ao público presente. A poeta e cantora Ana Anspach explica o desejo dos macapaenses de conhecer novos talentos. 

“Aqui nós tivemos a oportunidade de nos apresentar, e as pessoas de nos conhecerem. Na minha apresentação, tento fazer um encontro do repertório com a saudade que tenho do mar, por ser carioca, e a beleza que sinto em morar perto do Rio Amazonas. Independente de onde estou, gosto de me encharcar de arte”, celebra.

Quem aproveitou o momento cultural foi a cozinheira Brenda Leal, que ficou encantada com a programação. “Sabemos que em Macapá não temos muito espaço para a literatura, por isso, eventos como esse fortalecem o segmento, pois temos pouco apoio. Gostei e espero que tenha continuidade porque a poesia e a música têm um elo perfeito”, aprova.

 O evento foi organizado pelo Coletivo Juremas, mas contou com o apoio da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), Instituto Municipal de Turismo (MacapaTur), Secretaria de Estado da Cultura (Secult), O Blog da Mary e transmissão ao vivo no blog Quarta de Artes da Pleta.