16 dias de ativismo pelo fim da violência: Prefeitura lança programação de Macapá

As atividades devem acontecer até o mês de dezembro com ações de palestras itinerantes, blitz de trânsito, além de conscientização e acolhimento.

Por Bruno Nascimento - Secretaria Municipal de Direitos Humanos

Aderindo à campanha nacional de ‘16 dias de ativismo pelo fim da violência contra mulher’, a Prefeitura de Macapá, através da Coordenadoria Geral de Políticas Para Mulheres (CGPPM) e Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Semdh), lançou uma extensa programação parte da campanha nacional.

A primeira ação, que abrirá a programação da campanha, acontece nesta quinta-feira (25) de novembro, com uma palestra interativa realizada pela equipe do Cram para a Guarda Municipal de Macapá, com o tema ‘Violência Doméstica: aprender para acolher’, no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do bairro Pedrinhas. Além desta ação outras deverão ocorrer até o início do mês de dezembro.

Assim como ocorre em todo o Brasil, o intuito da ação é combater as diversas violências que ocorrem contra o público feminino nos diversos âmbitos de vivências, utilizando de diálogos de interação e conscientização com alertas, blitz no trânsito, prevenções e orientações necessárias, além do auxílio na valorização da mulher como pessoa.

“Durante 16 dias serão realizadas ações com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de erradicar a violência contra a mulher e divulgar os mecanismos legais para coibir a violência de gênero, além de também avaliar os avanços e retrocessos nas políticas públicas e ações de enfrentamento à violência e para a eficácia da Lei Maria da Penha”, destacou a coordenadora da CGPPM, Simone Ferreira.

A programação de combate à violência do público feminino contará com o auxílio da equipe do Centro de Referência e Acolhimento à Mulher (Cram) na realização das atividades, que contará com palestras, acolhimento psicológico, atendimento jurídico, pedagogo, assistência social, entre outros.

PROGRAMAÇÃO:
25/11 – Cram realiza Palestra Itinerante na Guarda Municipal com o tema: Violência doméstica: Aprender para acolher
Local: CRAS Pedrinhas (Rua Exercito Da Redenção, 1 – Pedrinhas
Horário: 9h
Palestrante: Laurana Bandeira (Psicóloga)

27/11 – Ação CRAM Intinerante Zona Norte
Local: EMEF Eliana Flexa Vilhena na Rua Clodoaldo da Silva Matias, n°1550, Jardim Felicidade 1
Horário: 8h
Serviços: roda de conversa, acolhimento, psicóloga, jurídico, assistente social, pedagoga.

03/12 – Ação do CRAM com o tema “Dialogo sobre o ativismo feminino: história, vivências e sua importância”
Serviços: roda de conversa, dinâmicas e interação.
Local: Cram ( Rua Odilardo Silva, 844 -Laguinho)
Horário: 15h

06/12 -Blitz do Laço Branco
Tema: Mobilização dos homens pelo fim da violência contra as mulheres entrega de folders e cartilhas de combate à violência.
Local: em frente ao Mercado Central
Horário: 17h