150 dias de combate ao Coronavírus: Prefeitura de Macapá assegura divulgação e transparência de informações durante pandemia

Hoje completa 150 dias de combate ao novo Coronavírus. A Secretaria de Comunicação de Macapá produziu mais de 300 releases, mostrando e prestando contas das ações de enfrentamento do vírus. Como forma de manter a população macapaense informada e atualizada sobre o novo Coronavírus, a Prefeitura de Macapá tem assegurado a divulgação e a transparência de informações, por meio de ferramentas que reúnem notícias, esclarecimentos e outros conteúdos importantes sobre a doença. A orientação é que as pessoas possam checar ou se informar por meio de canais oficiais da gestão municipal ou da imprensa profissional.

“A comunicação e a informação são elementos centrais no combate à pandemia. Temos o dever, enquanto Secretaria de Comunicação, de levar a informação. Com seriedade, sem sensacionalismo. Por isso, montamos nosso planejamento de trabalho para que a população pudesse ficar sempre bem informada e segura das ações do Município, das medidas preventivas e educativas”, pontua a secretária de Comunicação, Ilziane Launé.

Central de Notícias

A Central de Notícias da Secretaria de Comunicação de Macapá publicou informações das práticas necessárias sobre os cuidados (modos corretos de se lavar as mãos e usar a máscara, pessoas com casos suspeitos e confirmados, mortes, curadas e quantidade de testes), além da divulgação de mapas, gráficos, tabelas, pesquisas, ações do Município ao enfrentamento da Covid-19, entre outros serviços oferecidos pela prefeitura durante a pandemia.

A geração de notícias é diária, com a produção de intensivas matérias sobre a Covid-19, podendo ser acessadas no site oficial da prefeitura: https://macapa.ap.gov.br/. O material também é disparado para os órgãos de imprensa, que ajudam a divulgar as informações e chegar até a população.

Fake News

Em meio à pandemia, onde a informação sobre o Coronavírus passou a ser absorvida de forma imediata, a comunicação reafirmou seu papel e importância com a divulgação de canais de notícias oficiais de dados da Covid-19, tornando sem efeito as Fake News, que surgem como um agravante potencial e podem prejudicar a saúde física e mental de quem absorve esse tipo de conteúdo sem checar a veracidade da mensagem. Elas geram a desinformação.

Quando você receber uma notícia duvidosa, é necessário e fundamental checar. Além dos meios de comunicação da prefeitura, temos a imprensa televisiva, falada, impressa e eletrônica de nosso estado, que vem fazendo um excelente trabalho. A TV, os jornais impressos, o próprio rádio, os grandes portais de informação são fontes oficiais de notícias, que sempre buscam saber os dois lados, com responsabilidade com o fato e com a população.

“A informação segura é fundamental para combater as Fake News, principalmente nas redes sociais. Em tempos de pandemia, são muitas notícias e referências desencontradas, sem confirmação científica. Por isso, a necessidade de orientarmos de forma clara, dentro do que é regulamentado na área”, pondera a secretária.

Hotsite

Um hotsite, ligado ao portal oficial da Prefeitura de Macapá foi criado e é alimentado diariamente com ações de combate e controle à Covid-19. No endereço eletrônico é possível acessar notícias diárias sobre a atuação do poder Executivo municipal para o combate e enfrentamento da Covid-19. São informações de diversas áreas, como saúde, unidades de atendimento na rede municipal, educação, assistência, além de dúvidas frequentes, medidas de prevenção e materiais para divulgação.

O Plano Municipal de Contingência para o Enfrentamento do Novo Coronavírus e decretos também podem ser acessados. Assim, a ferramenta fortalece as ações preventivas e assistenciais executadas pela prefeitura em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelas autoridades de Saúde.

Informação / Redes sociais

O Coronavírus é uma pauta constante. E, por isso, o tema está também em evidência nas redes sociais. As plataformas digitais do Instagram e Facebook se tornaram grandes aliadas na divulgação de informações sobre o Coronavírus. A tecnologia tem oportunizado um alcance com mais facilidade as pessoas. Pelas redes sociais, é possível bate-papos ao vivo (Live), acessos a vídeos, posts e áudios com informações sobre a Covid-19.

No dia 16 de março, a prefeitura usou seus perfis das redes sociais para anunciar o pacote de medidas adotadas pelo município para o enfrentamento e combate à proliferação do Coronavírus na capital amapaense. A partir de então, essas plataformas digitais passaram a ser alimentadas diariamente com informações sobre a doença. São Lives com o prefeito e secretariado, vídeos, campanhas publicitárias, de orientação, prevenção e combate ao Coronavírus.

Acompanhe nossas redes sociais:

https://www.instagram.com/prefeiturademacapa
https://www.facebook.com/PrefeituradeMacapa

Peças publicitárias

As peças publicitárias são uma das plataformas adotadas pela Prefeitura de Macapá para esclarecer dúvidas, informar quanto às ações assistenciais, comunicar os trabalhos efetuados pelas secretarias municipais durante o período de isolamento, entre as demais atividades em andamento. Em 150 dias, mais 770 postagens circularam pelas redes sociais através de banners educativos, de utilidade pública e cards informativos contendo dicas de prevenção da doença. A ideia é orientar a população sobre os sinais e sintomas da doença e o que deve ser feito nesses casos.

Cards informativos / empreendedores

A comunicação também foi uma das alternativas usadas pela prefeitura para ajudar comerciantes durante a pandemia, principalmente os pequenos e médios empreendedores que precisaram fechar as portas de seus estabelecimentos em cumprimento aos decretos municipais. No setor de hortifrúti, os trabalhadores puderam manter as atividades comerciais através de outros canais de venda.

A Secretaria de Comunicação levou até eles o mercado de delivery como nova forma de operar o negócio ajudando na divulgação dos produtos por meio de cards informativos. Quem já tinha clientela certa manteve e até conseguiu expandir as vendas. Em tempos de pandemia, inovar é preciso e se comunicar é essencial.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Mônica Silva

Assessora de comunicação