150 dias de combate ao Coronavírus: Prefeitura de Macapá adota atividades não presenciais e contabiliza mais de 115 mil materiais didáticos entregues

Desde o aparecimento do primeiro caso de Covid-19 no município de Macapá, as aulas em toda a rede pública e privada foram paralisadas. Para que os alunos não ficassem sem atividades, a prefeitura precisou desenvolver ferramentas e estratégias para levar os conteúdos da sala de aula para as casas dos alunos.

Ainda em março, a Secretaria de Educação lançou o aplicativo “Escola Com Você” e o site https://sites.google.com/view/semedmacapa, duas plataformas que permitem com que o aluno tenha acesso a videoaulas, atividades, jogos educativos, contos infantis, além de informações sobre as medidas e formas de prevenção e combate ao Coronavírus.

Em junho, por exemplo, foram registradas a criação de quase 44 mil atividades não presenciais e 32 mil acessos no aplicativo. Outra estratégia adotada foi a criação de cartilhas, apostilas e kits pedagógicos, e distribuição de livros didáticos.

Desde que essas ferramentas de ensino foram adotadas, 45 mil apostilas e 66 mil livros didáticos foram distribuídas somente no último bimestre. “Nossos dados mostram que pelo menos 30 mil alunos receberam algum tipo de material, seja impresso, digital ou ambos. Para esse segundo semestre, intensificaremos a entrega de material impresso para alcançar, principalmente, os alunos que não possuem acesso à internet”, comentou a subsecretária de Educação, Francisca Antônia.

Mesmo sem previsão para o retorno das aulas presenciais, a secretaria vem realizando adaptações nas unidades escolares, com a implantação de pias para higienização das mãos, além da desinfecção de todas as escolas por meio de uma parceria com o Exército Brasileiro, que executa o serviço.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Jamile Moreira

Assessora de comunicação