1° Seminário de Inteligência Turística discute desenvolvimento econômico do setor na capital

O encontro reuniu profissionais de todos os segmentos da pesquisa do Censo do Turismo 2020/2021 na segunda-feira (27).

Por Viviane Monteiro - Instituto Municipal de Turismo

Em 27 de setembro comemora-se o Dia Mundial do Turismo e o Dia do Turismólogo no Brasil. Como ponto de encontro do tema, a Prefeitura de Macapá, por meio do Instituto Municipal de Turismo (MacapaTur),  Observatório de Turismo do Amapá (Obtur/AP) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae/AP), realizou na segunda-feira (27) o 1° Seminário de Inteligência Turística (SITur). Com o tema ‘Dimensionamento Turístico no Meio do Mundo’, o evento celebrou as datas com discussões e explanações sobre o desenvolvimento do turismo em Macapá.

O destaque do seminário foi a apresentação da maior pesquisa mercadológica realizada no Amapá: o Censo do Turismo 2020/2021, onde se dimensionou os seguintes setores e atividades características do turismo: alimentação fora do lar, transporte aéreo, hotelaria, artesanato, locação de automóveis, além do perfil dos turistas, dos profissionais que atuam no setor e da economia do turismo local, além de palestra motivacional, homenagens aos profissionais turismólogos e representantes de cada setor e sorteio de prêmios para os participantes.

“Algo muito relevante no âmbito da pesquisa é que o setor turístico não teve diminuição no fluxo financeiro e de pessoa. A cada mês registramos um crescimento da atividade econômica, seja no modal dos transportes, no consumo de alimentos e também na taxa de ocupação hoteleira, que são os dados principais que analisamos”, frisou diretor de planejamento turístico da MacapaTur, Sandro Belo.

Belo observa ainda que o setor de locação de automóveis tem mudado o perfil de público durante a pandemia de Covid-19.

“O segmento locação de automóveis, que atende aos motoristas de aplicativo, antes, geralmente, era procurado por turistas, agora, no entanto, está tendo uma retomada da mudança de perfil. Hotelaria, gastronomia, transporte e outros segmentos demonstram também essa capilaridade na geração de emprego e renda”, frisou o diretor.

Até o mês de agosto deste ano, o turismo cresceu 11% em comparação ao mesmo período do ano passado, o que representa hoje no estado uma movimentação econômica de mais de R$ 680 milhões, sendo responsável por cerca de 6% do PIB no Amapá. No seminário os profissionais discutiram medidas e políticas públicas necessárias para melhorias do setor na capital.

Para Benício Pontes, diretor/-presidente do MacapaTur, o Censo do Turismo é um ponto de partida para políticas públicas da nova gestão. “Agora que temos os dados, já podemos trabalhar e fomentar políticas que vão voltar a melhorar o turismo em Macapá, pois o potencial turístico sempre teve, mas nunca se olhou com olhar empreendedor, agora pensamos em transformar o turismo em uma grande empresa fomentadora de renda, riqueza e prosperidade para nossa cidade”, completa Benício.

O evento encerrou com homenagens aos integrantes de pelo menos 12 entidades do turismo que estavam presentes no seminário.