1° Lugar: Macapá assume o ranking nacional da ‘Qualidade da Informação Contábil e Fiscal 2023’

Divulgação feita pela Secretaria do Tesouro Nacional mostra o avanço da informação contábil e fiscal do Município no exercício de 2022

Por Mônica Nascos - Secretaria Municipal de Comunicação

Divulgação feita pela Secretaria do Tesouro Nacional mostra o avanço da informação contábil e fiscal de Macapá no exercício de 2022 e coloca a capital amapaense em 1° lugar dentre os Entes premiados por ter evoluído de um ano para o outro na categoria capitais dos estados, no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal (Siconfi).

Os dados foram publicados essa semana através da Portaria STN/MF n.º 902, de 14 de agosto de 2023, e avaliou os três primeiros colocados em quatro categorias.

O prefeito Dr. Furlan informou que a divulgação feita pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), por meio do Diário Oficial da União, divulga o resultado do prêmio “Qualidade da Informação Contábil e Fiscal (Siconfi)” referente ao exercício de 2022.

“O prêmio destaque ao município de Macapá é resultado das políticas públicas efetivas voltadas a aplicabilidades dos recursos públicos, transparência contábil e fiscal, educação fiscal, bem como o equilíbrio contábil e das contas públicas que possibilitam acesso a créditos e financiamentos”, ressaltou o prefeito Dr. Furlan.

Na categoria dos Estados, o 1° Lugar foi o Estado do Piaui; 2 Lugar o Estado de Rondônia; 3° Lugar, o Estado de Minas Gerais.

Na Categoria Capitais de estados, 1° lugar está Macapá (AP) com aumento de 66,81 pontos percentuais; 2° lugar Campo Grande (MS), com aumento de 16,08 pontos, e 3° lugar Goiânia (GO), com aumento de 7.99 pontos.

A Portaria/MF n.º 807, de 25 de julho de 2023, da Secretaria do Tesouro Nacional, incentiva a precisão, a integridade e a consistência das informações e dos dados contábeis, orçamentários e fiscais disponíveis eletronicamente – pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios – para a prestação de contas e o acesso público.