Conselho Tutelar de Macapá não registrou ocorrências durante a passagem do bloco ‘A Banda’

Atuação da equipe fez orientações preventivas para proteção das crianças.

Por Alexandra Gomes - Secretaria Municipal de Assistência Social

Equipe percorreu todo percurso do bloco e deu orientações a população e aos empreendedores | Foto: Alexandra Gomes/PMM

Nesta segunda-feira, 1º de agosto, o Conselho Tutelar da capital divulgou o balanço das atividades realizadas durante o desfile do bloco “A Banda”, evento que marcou o encerramento do Macapá Verão 2022. E de acordo com o conselheiro, João Neto, o saldo dos trabalhos foi positivo e não registrou nenhuma ocorrência, apenas orientações aos familiares e acompanhantes.

“O resultado positivo da nossa atuação se deve, principalmente, ao fato de a estrutura do evento ter sido muito bem planejada e também da atuação conjunta dos órgãos de segurança. No circuito fizemos apenas observações e orientações preventivas para proteção das crianças, evitando a circulação delas no corredor do bloco. Tivemos um evento seguro e sem ocorrências”, destacou. 

Durante o evento, o conselho trabalhou em parceria com o Comissariado da Vara da Infância e Juventude, que também atuou fiscalizando a venda de bebidas alcoólicas para menores, com a Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM), Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, que estavam na organização e segurança do evento.

Ação foi feita com o Comissariado da Vara da Infância e Juventude, GCMM, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar | Foto: Alexandra Gomes/PMM

O relatório final das ações mostra ainda que o número de ocorrências caiu consideravelmente quando comparado ao ano de 2020, quando ocorreu o último desfile do bloco. Na ocasião também foi registrada nenhuma notificação, apenas um número expressivo de orientações aos pais e responsáveis sobre a retirada de bebê de colo, crianças em locais tumultuados e direcionamentos aos ambulantes sobre a proibição de bebidas alcoólicas para menores.

Para o secretário municipal de Assistência Social, Gracinildo Nunes, a atuação do Conselho Tutelar é o reflexo de um conjunto de ações em prol da prevenção. “Nossos conselheiros atuaram em conjunto com os órgãos de segurança de forma efetiva em todo o trajeto do bloco e nenhum caso foi registrado. Esse é um motivo de comemoração para todos nós”, destaca.