A 1ª Feira Virtual de Ciências, Tecnologia e Inovação de Macapá (FectiMac) encerrou no sábado (30) em grande estilo, com uma Live transmitida pelo canal oficial da Secretaria Municipal de Educação (Semed) no YouTube. O último dia de programação do evento foi voltado para a premiação dos trabalhos científicos apresentados pelos estudantes e o reconhecimento dos profissionais da Educação que contribuem com a disseminação da ciência, tecnologia e inovação dentro do ambiente escolar, na primeira edição do Prêmio Ciência Tucuju.
O evento de encerramento foi marcado pela participação do prefeito de Macapá, Dr. Furlan, e do secretário municipal de Educação, Edielson Silva. A programação também contou com a presença de pesquisadores-mirins da rede municipal de ensino, professores-orientadores, cientistas e representantes das escolas participantes da Feira.
“Esse evento reforça nosso compromisso com a valorização da educação como um todo. Desde que assumimos, definimos que a educação seria uma obsessão em nosso trabalho. Com muito planejamento já realizamos diversas ações para garantir melhorias, isso envolve desde a chamada de profissionais da educação do último concurso, até a implementação do piso nacional para os nossos professores”, disse o prefeito.
Foram ofertadas 50 vagas para estudantes de qualquer rede de ensino, seja pública ou particular de todo o país, sendo 10 para Educação Infantil, 20 para Ensino Fundamental I e 20 para Ensino Fundamental II.
“Estamos buscando construir uma escola do futuro, onde não olhamos para o passado ou para os lados, mas sim para frente. A feira quer incentivar nossos futuros pesquisadores, pois essas crianças mais tarde estarão nas universidades, e um dia, como cientistas, dirão que a Prefeitura de Macapá os incentivou”, salientou o secretário Edielson Silva.
Todos os participantes da FectiMac receberam certificado de participação. A feira também premiou com troféus, medalhas, tablets e celulares, os três melhores trabalhos apresentados pelos estudantes da Educação Infantil, e do Ensino Fundamental I e II, em cada área do conhecimento. Além disso, a FectiMac credenciou os projetos finalistas para diversas feiras nacionais.
“A Feira é uma dinâmica de projeto e conhecimento. Com estes prêmios queremos incentivar mais pessoas a desenvolverem a ciência e a inovação no país. O município está dando uma reviravolta no processo educacional e estamos muito felizes com isso”, destacou a coordenadora de Gestão Educacional da Semed, Simone Freitas.
Sobre a FectiMac
A FectiMac tem o objetivo de incentivar o interesse pela pesquisa científica, promovendo a criatividade, inovação, sustentabilidade e o conhecimento através da alfabetização e iniciação no universo da ciência. O evento é apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e expôs de 27 a 30 de outubro, as produções de trabalhos elaborados pelos participantes, através do canal oficial do evento no YouTube e salas do aplicativo Google Meet. A FectiMac irá ocorrer anualmente.