O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, assinou na tarde desta terça-feira (16) um Acordo de Cooperação Técnica, Educacional e Científica com o Instituto Federal do Amapá (Ifap).A assinatura ocorreu na reitoria do Ifap e contou com a presença da reitora, Marialva Almeida, e do secretário municipal de Educação, Edielson Siva.
O objetivo é aproximar o Ifap das atividades desempenhadas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), em benefício da comunidade macapense, trazendo melhorias educacionais em todos os níveis de ensino ofertados pelo município de Macapá.
“Pela primeira vez um termo desta magnitude é celebrado entre o Ifap e Macapá. Eu admiro muito o trabalho desta instituição e o fato de poder levar essa experiência pra dentro das salas de aula me deixa muito feliz”, celebrou o chefe do Executivo municipal, Dr. Furlan.
As ações previstas na parceria serão inseridas na matriz curricular dos estudantes, através do 1º Referencial Curricular Macapaense (RCM), que está sendo elaborado pelo setor pedagógico da Semed e será entregue ao Conselho Municipal de Educação (Cmem), em dezembro, para aprovação.
“Os profissionais da Educação terão formação continuada, aprenderão a aliar o ensino à prática da robótica e da ciência. Isso fortalece o caminho que estabelecemos para a Educação municipal, que é o de pautar o ensino na ciência”, afirmou o prefeito.
Entre os benefícios alcançados para a Educação municipal, estão a oferta de cursos de extensão, cursos de formação inicial e continuada, além de programas de desenvolvimento e aprimoramento profissional e especialização para os profissionais da rede municipal de Educação. O acordo também irá inserir nas salas de aula os programas de robótica, xadrez e cultura maker nas escolas.
“Com esta parceria, a Educação municipal completa o seu tripé de vinculos importantes com as instituições públicas voltadas para a pesquisa, ciência e inovação. Já firmamos acordo com a Ueap, para estágio nas escolas, e com a Unifap, para a oferta de bolsas de mestrado para professores a partir de 2022”, explicou o titular da pasta da Educação municipal, Edielson Silva.
O documento tem validade de dois anos, prorrogável por mais dois, e possui cláusulas que possibilitam ações de mão dupla entre a prefeiura e o Ifap. Dentre as ações, destacam-se a garantia de bolsas de monitorias e o acesso dos alunos do IFAP a atendimentos multidisciplinares, a urbanização do entorno do Campus Macapá do Ifap e a ampliação das linhas de transporte coletivo que atendam o perímetro do Ifap.
“Esse acordo será muito proveitoso para ambos os lados e quem ganha com isso é a sociedade de Macapá, pois a valorização da Educação desencadeia uma série de benefícios que transcendem as salas de aula do município e do próprio Ifap”, disse a reitora Marialva Almeida.
A estruturação das ações nas escolas propostas no plano de trabalho do acordo podem ser pleiteadas em programas específicos já existentes, por exemplo, o programa federal Mais educação. Recursos do Tesouro Municipal também poderão ser utilizados. No primeiro momento serão utilizados os materiais já adquiridos pelo Instituto Federal, mas no decorrer do tempo as unidades escolares selecionadas irão possuir suas estruturas próprias.
“Neste ano começamos a realizar um trabalho intenso de valorização da ciência dentro das salas de aula. A Feira de Ciências foi uma prova de que as crianças também podem fazer ciência. O ensino se torna até mais divertido. Sem dúvida essa parceria irá aumentar o interesse dos estudantes pela Educação”, concluiu o secretário Edielson Silva.
Também estiveram presentes no evento os subsecretários da Semed, Diego Santos e Ebrely Andrade, bem como os vereadores Alexandre Azevedo e Edinoelson Careca. Do Ifap, também participaram os pró-reitores Romaro Silva, Ana Paula Chaves e Victor Hugo Sales, o assessor Catiano Gama, além dos diretores Raphael Temístocles, Diego Belo, José Leonilson Silva e André Martins. Delcio Magalhães também esteve presente, representando o deputado federal Camilo Capiberibe.