Em Macapá, Canal do Beirol recebe tubos de contenção de margem e terá vias com sentido único

Prefeito, Dr. Furlan, promotor de Justiça, André Araújo, e secretários municipais fizeram uma visita técnica nesta quarta-feira (16).

Por Narah Pollyne - Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana

Prefeito de Macapá, Dr. Furlan, promotor de Justiça, André Araújo, e secretários municipais visitaram o canal | Foto: Narah Pollyne

Representantes da Prefeitura de Macapá e do Ministério Público do Estado (MP-AP) estiveram nesta quarta-feira (16), no Canal do Beirol, na zona sul da cidade, para uma visita técnica nas obras de contenção de margem na região.

O prefeito, Dr. Furlan, o titular da Promotoria de Urbanismo, André Araújo, e secretários municipais acompanharam as ações que estão sendo realizadas para garantir a segurança de motoristas e pedestres.

“A prefeitura já trabalha em novas medidas para um resultado imediato. Estamos instalando uma contenção de margem, além das ações de limpeza que são feitas regulamente. O nosso planejamento inclui também a mudança de sentido das ruas para o sentido único e a manutenção das vias para dar mobilidade e revitalização de paisagismo”, explica o prefeito.

O secretário municipal de Obras (Semob), Cássio Reis, e o diretor-presidente da Companhia de Trânsito (CTMac), Andrey Rêgo, explicaram algumas mudanças que já começaram a ser implantadas.

Tubos de concreto com 30 centímetros de diâmetros estão sendo instalados para a contenção e prevenção de acidentes. “Eles estão enterrados e fixados com concreto nas margens do canal, para garantir a resistência”, descreve o gestor da Semob.

Contenção vai garantir segurança aos motoristas e pedestres | Foto: Narah Pollyne

Em alguns pontos foram feitas a recomposição de linha de drenagem e alas de lançamento, além de um aterro composto com rachão (pedra bruta) e brita graduada simples, para estabilização do solo.

A CTMac aguarda a finalização da instalação dos tubos para a alteração do trânsito, que passará a ser de sentido único. “Vamos reforçar a sinalização para alertar os motoristas”, disse o diretor-presidente da Companhia.

Já a drenagem do canal, a Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) está coordenando um estudo de manejo de água que engloba o saneamento dos canais.

O MP-AP recomendou ao Município providências para a segurança no tráfego de veículos no entorno do canal. As solicitações no documento correspondem as ações já planejadas e executadas pela prefeitura.

“Estivemos com o prefeito, que já nos colocou a par do que está sendo executado, o que já cumpri em parte aquilo que recomendamos. Se já existe uma projeção, já existe uma ideia para solucionar esses problemas, vamos acompanhar o que vem sendo feito e analisar se atende o que acreditamos ser necessário para esse local”, concluiu o promotor André Araújo.

Serviços contínuos
Durante todo o ano de 2021, a Prefeitura de Macapá trabalhou na contenção, recuperação e limpeza dos canais da capital, incluindo o Beirol. Entre esses serviços estão o recapeamento asfáltico das vias no entorno e a instalação da iluminação em LED. Em 2022, os serviços estão concentrados para o reforço da segurança e sinalização.