‘Consegui me consultar e fazer exames’, diz moradora da Tessalônica sobre ação de saúde
Consultas médicas e odontológicas, exames laboratoriais e aplicação de vacinas foram os serviços ofertados neste sábado (19).
Por Laiza Mangas - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Tessalônica é um distrito localizada a 38 km de Macapá. Cerca de 300 pessoas residem na localidade. Moradores como a dona Maria Raimunda de Souza, de 65 anos, que vive na região há mais de 30 anos. Neste sábado (19), ela recebeu atendimento médico durante a ação realizada pela Prefeitura de Macapá.
“Para a gente é difícil ir até a cidade e fazer exames ou receber uma consulta. E quando vamos, muitas vezes precisamos pagar pelo serviço. Consegui me consultar, realizar exames de rotina e extrair um dente”, conta a aposentada.
“Eu precisava fazer extração de dente há muito tempo, fiquei muito feliz de ter me consultado com dentista na ação de hoje. Fui atendida com carinho e atenção”, complementa a moradora.



A iniciativa foi coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) a pedido da Secretaria Municipal de Mobilização e Participação Popular (Semmopp).
“Temos representantes em cada distrito de Macapá e eles que são responsáveis por verificar demandas e dificuldades de cada localidade. Buscamos sempre ouvir e atender o pedido dos moradores. A Mobilização é responsável por encaminhar esse pedido às secretarias responsáveis”, detalha a secretária de Mobilização e Participação Popular, Rayssa Furlan.

Durante a ação, teve aferição de pressão arterial, pesagem, consultas médicas, exames laboratoriais como hemograma, glicemia, triglicerídeos e testes rápidos contra Covid-19, conforme solicitação médica. A equipe da Semsa também atualizou a caderneta vacinal com a aplicação de imunizantes, como tríplice viral, hepatite e rotavírus. A ação odontológica contemplou limpeza e extração de dentes.
O subsecretário de Saúde, Kleverton Siqueira, ressalta que a ação também contempla um cronograma de atividades organizadas pela Semsa com o objetivo de atender à população que mora nos distritos.
“Uma forma também de monitorar os casos de Covid-19 nos distritos, já que ofertamos os testes rápidos e ampliar a taxa de cobertura vacinal com as vacinas que atendem o público infantil, adolescentes e adultos”, complementa o gestor.
Rosiane Lima Pelaes levou seu filho de um ano, Artur Henrique, para atualizar sua caderneta vacinal. “Sei da importância da vacina para a saúde e segurança do meu filho”, afirma a moradora.



