‘Já enfartei e ser atendido significa muito para mim’, diz idoso no lançamento do ‘Avança Coração’, em Macapá

Projeto inédito no município busca cuidar das pessoas de forma contínua, com serviço multiprofissional.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

José das Graças Ataíde, de 71 anos, foi um dos primeiros pacientes atendidos | Foto: Ana Cleide Torres /PMM

‘’Já enfartei e ser atendido significa muito para mim’’, disse o aposentado José das Graças Ataíde, de 71 anos, durante o lançamento do projeto “Avança Coração” da Prefeitura de Macapá. Ao todo, 100 idosos, que aguardavam na fila de espera do atendimento cardiológico, receberam assistência neste sábado (7), no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, na zona norte.

O Avança Coração é inédito no município e tem como objetivo zerar a fila de espera para os atendimentos dessa especialidade, principalmente aqueles que, porventura, tiveram alguma sequela pós-Covid-19.

Para quem estava na expectativa, a ação se resume em gratidão, como explica o aposentado José Ataíde. “Foram várias tentativas em outros hospitais e até em Belém. Tenho muito medo, já sofri um infarto e é muito doloroso passar por tudo isso. A sensação é de abandono. Até hoje, ninguém tinha resolvido minha situação’’, agradece.

Na véspera do Dias das Mães, a Alexandra Rodrigues da Silva, de 72 anos, se emocionou ao buscar a assistência de saúde para a mãe, Maria Rodrigues, de 111 anos. “Estava na expectativa desse momento. É uma emoção muito grande, pois abandonei tudo para cuidar dela. Minha mãe significa tudo para mim”, desabafa.

Além das consultas cardiológicas, vacinas de rotina foram ofertadas para o público presente. Uma chance para a moradora de Oiapoque, Ana Júlia, de 48 anos, finalmente receber a primeira dose da vacina contra o coronavírus.

“Nunca encontrava tempo para vacinar. A rotina é corrida a gente vai deixando de lado, mas que bom que hoje deu certo, volto para casa imunizada e feliz”, comemora.

O mutirão de atendimento contou com uma equipe de cinco médicos e dez enfermeiros. O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, que é médico cardiologista, atendeu pacientes. O gestor, falou da importância da implantação do projeto.

“Estamos aqui para fazer o que amamos. O “Avança Coração” significa muito dentro da nossa gestão. Cuidar das pessoas que tiveram complicações pós-covid-19 é essencial, como garantia de bem-estar e qualidade de vida. Hoje, é o nosso passo inicial, a partir de junho o projeto ficará fixo na unidade”, destaca.

Prefeito de Macapá e médico cardiologista Dr. Furlan | Foto: Rogério Lameira/PMM

Projeto piloto ‘Avança Coração’
O foco é cuidar das pessoas e de seus corações de forma contínua, com serviço multiprofissional formado por equipes de nutrição, fisioterapia, psicologia e acompanhamento com educador físico.

As ações itinerantes de saúde pós-Covid-19 realizadas pela gestão municipal contam com emenda de R$ 3 milhões destinada pelo senador Randolfe Rodrigues.