• Costurando Vidas
  • Portal de Informações sobre Corona Vírus em Macapá
  • Coações para auxilio no combate ao COVID-19

Prefeitura de Macapá divulga atualização de casos de óbitos suspeitos e confirmados por Covid-19 na capital

Ligado . Publicado em Noticias

A Prefeitura de Macapá divulgou nesta segunda-feira, 18 de maio, a primeira atualização de casos suspeitos e confirmados de óbitos por Covid-19 na capital. Os dados contabilizados pela investigação da Vigilância Epidemiológica - até o momento - somam 74 óbitos confirmados e 108 casos de óbitos em investigação.

A fila de testes para a Covid-19 no Brasil e a consequente demora na entrega dos resultados desses exames têm provocado um cenário de muitos óbitos em investigação em todos os estados brasileiros, o que pode refletir, em muitos casos, até em uma percepção distorcida da realidade, apesar do quadro atual já ser, infelizmente, bastante grave.

 

Esse aumento súbito do contágio em Macapá só não foi maior graças ao cumprimento das regras de isolamento social, seguidas com responsabilidade por parte importante da nossa população. Ainda assim, atingimos a maior taxa de contágio do país e o sistema de saúde está colapsando.

 

Divulgar um único óbito é sempre muito difícil para o Município de Macapá, que tem multiplicado os esforços para garantir os atendimentos iniciais. Lamentamos e sentimos todas as perdas, mas seguimos o nosso dever de comunicar a sociedade com o máximo de transparência.

 

Neste fim de semana, ultrapassamos os 100 óbitos por Covid-19 no Amapá. Em Macapá, chegamos a 74 vidas perdidas para a pandemia. Mas esse número expressivo e impactante pode ser ainda maior na medida que formos atualizando os casos de óbitos em investigação, o que passará a constar em nossos boletins epidemiológicos.

 

Os óbitos divulgados no boletim do município são de casos concluídos, como recomenda o protocolo do Ministério da Saúde. Já os casos investigados, aguardam resultados de exames do Lacen e do Instituto Evandro Chagas, além da análise de informações feitas pela Vigilância junto aos familiares e médicos.

 

“A investigação epidemiológica segue o protocolo do Ministério da Saúde, que preconiza as seguintes condições para a declaração de óbito: exame positivo para a doença, dados pessoais com a sintomatologia do paciente e endereço do mesmo”, explica Ingrid Martins, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Macapá. 

 

Os óbitos suspeitos apresentaram sintomas da Covid-19, como febre, tosse e grave dificuldade respiratória. Por isso, o Município cruza as informações dos prontuários médicos registrados nas UBS’s, Hospital de Emergência, Centros de Covid 1 e 2, mortes em casa e casos registrados pela Vigilância Epidemiológica com os resultados dos exames, declarações de óbito e listas de pessoas sepultadas nos três cemitérios da capital.

 

Secretaria de Comunicação de Macapá

Cássia Lima

Assessora de comunicação

 

 

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers