Secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura de Macapá montam plano para fomento à piscicultura e cultivo de açaí

No sábado (12) e domingo (13) serão feitas escutas com os produtores da comunidade Lontra da Pedreira.

Por Dulci Sousa - Secretaria Municipal de Meio Ambiente

No sábado (12) e domingo (13) a Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) promoverá escutas junto a produtores da comunidade Lontra da Pedreira. A iniciativa marca o início das ações de fomento à piscicultura e cultivo de açaí no município. A iniciativa ocorre em parceria com a secretaria municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Postura Urbana (Semam).

Durante a ação, serão cadastrados pela equipe de Monitoramento e Licenciamento da Semam piscicultores e agricultores que atuam no manejo de açaí para receberem acompanhamento na emissão de autorização ambiental. Paralelo a isso, será feito um grupo de trabalho que irá atender esses produtores com a preparação de tanques para piscicultura e maquinário para escavação dos locais.

Segundo o gestor da Semam, Raimundo Amanajás, as estratégias definidas pelas pastas promovem o licenciamento ambiental e fomentam, além da piscicultura, o cultivo de açaí em área de várzea e em terra firme.

“Nosso objetivo é facilitar para o setor produtivo e buscar parcerias que ajudem a fortalecer a produção do açaí irrigado em terra firme. A Semam está empenhada nas autorizações ambientais para que seja dada fluidez ao trabalho rural de Macapá e que aconteça uma rotatividade econômica”, destacou Raimundo Amanajás.

Piscicultura
Na piscicultura, a Lei 14.011 de 2020 facilitou os procedimentos para avaliação das solicitações de empreendedores com interesse de cultivar peixes nas águas da União, sobretudo em lagos de hidrelétricas. A piscicultura é a criação de peixes e tem o objetivo de realizar atividades relacionadas a diferentes espécies. Um dos ambientes utilizados para a criação é o tanque escavado – uma alternativa para o comércio de peixes com baixos impactos ambientais.


“A função do tanque escavado para peixe é abrigar as espécies cultivadas, possibilitando a sua reprodução e o crescimento saudável, além de facilitar a manutenção do reservatório. No entanto, devem ser observadas algumas características importantes para o desenvolvimento das atividades de criação das espécies marinha”, explicou o gestor Raimundo Costa.

A Semag orienta a população para que dê entrada ou faça a renovação do seu processo de piscicultura através do site macapa.1doc.com.br/atendimento, e o requerente deve clicar no botão de atendimentos e seguir o passo a passo.