Semsa orienta consumidores sobre cuidados com a saúde no feriado da Páscoa

Escrito por Jamile Moreira Ligado . Publicado em Noticias

Muita atenção na hora de comprar produtos para a Páscoa. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) orienta os consumidores a seguir alguns critérios para a escolha dos alimentos típicos da Semana Santa, como a verificação do prazo de validade e as condições de armazenamento de chocolates, peixes e frutos do mar.

 

Um dos produtos mais consumidos nesta época do ano é o peixe. Na hora de comprar o produto, o consumidor deve verificar as escamas (se têm aspecto brilhoso e se estão presas à pele; também não podem ter manchas e os olhos não devem ter partes esbranquiçadas). “Alimentos em más condições de conservação podem causar danos graves à saúde, como infecções alimentares”, ressalta a coordenadora da Divisão de Alimentos, Martiana Barros. Ela também recomenda que o consumidor observe o local de venda, que deve ter a licença sanitária emitida pela Vigilância.

 

Os ovos de Páscoa, caixas de bombons e barras de chocolate fazem a alegria da criançada, e devem estar em local arejado e protegido da luz solar e umidade. As embalagens não podem estar danificadas, amassadas ou rasgadas. No rótulo é obrigatório constar a marca, dados do fabricante, endereço, lista de ingredientes, datas de fabricação e validade, e o número do lote.

 

Também é importante atenção redobrada quanto ao consumo excessivo de chocolate, pois pode levar não só ao excesso de peso, como também a elevação de pressão arterial, taxas elevadas de glicose sanguínea, diabetes tipo 2, doenças coronarianas, entre outras. “Com equilíbrio, é possível comer de tudo, mas as melhores escolhas para compor o cardápio da Páscoa são saladas com folhas verdes, legumes cozidos no vapor, arroz integral e peixes magros”, finaliza a coordenadora.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers