Macapá tem primeira turma formada de professores coach

Escrito por Rita Torrinha Ligado . Publicado em Noticias

Em solenidade ocorrida no fim de semana, no salão de eventos da AABB, a Prefeitura de Macapá, o Rotary Clube de Macapá, Rotary Internacional e o Consulado da Finlândia concederam a 53 educadores da rede municipal o título de professor coach. Esta foi a primeira turma a se pós-graduar em "Professor Coach - A arte de potencializar habilidades em sala de aula" .

 

O curso foi financiado pelo Rotary International (GG1528008 - RCM) e teve como realizadores o Rotary Clube de Macapá, Distrito 4720 - RI, a Embaixada Finlandesa no Brasil e o Distrito 1420 - RI, com o apoio da Prefeitura de Macapá, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A certificação foi feita pelo secretário municipal de Educação, Moisés Rivaldo; embaixador da Finlândia no Brasil, Markku Virri; presidente do Rotary Internacional, Gerônimo Sodré; governador do Distrito 4720 do Rotary Internacional, Carlson Uchôa Pinto e pela líder rotariana do projeto de subsídio global de Rotary Internacional do Rotary Club Macapá, Cristina Gradella. Representando os professores coach’s, a professora Nádia Serique.

 

Em 2016, esses professores foram apresentados a novas possibilidades e estratégias de como aplicar experiências e conhecimentos em sala de aula, com metodologias simples, mas inovadoras. “Este é o primeiro projeto no Brasil. Em relação aos educadores, houve mais motivação na prática de novas técnicas em sala de aula e maior interesse na inovação e na pesquisa em educação. Alguns já estão cursando mestrado. Como resultado imediato, 1.850 crianças foram e continuarão sendo beneficiadas diretamente”, disse a líder rotariana Cristina Gradella.

 

Para o cônsul finlandês Markku Virri, esta foi uma cooperação rica, que tem de continuar. “Os projetos de cooperação na área da educação entre Finlândia e Brasil vêm aumentando nos últimos anos. Como um marco importante, em agosto do ano passado, foi assinado por nossos ministros de relações exteriores um documento de prioridades que define como áreas principais educação, ciência, tecnologia e inovação. A embaixada da Finlândia escolheu este projeto de Macapá, entre vários candidatos, por sua atualidade, seu caráter inovador e, principalmente, porque enxergamos o grande potencial de transformar a trajetória escolar”.

 

Em seu discurso, o secretário Moisés Rivaldo, reforçou: “Vamos dar continuidade a esse projeto. Quero deixar aqui de público a nossa vontade de já providenciar convênio para a formação de uma próxima turma, além disso, a continuidade deste projeto. Acho que esse exemplo avançará Brasil afora, a começar por Macapá”.

 

A representante dos professores coach, Nádia Serique, agradeceu a oportunidade dessa formação continuada e fez um histórico das experiências vividas no processo desse intercâmbio. “Nossa missão está apenas começando. Agora temos o compromisso de levar para a sala de aula tudo o que aprendemos e fazer com que nossa educação melhore. Somos multiplicadores e vamos sim revolucionar nossas escolas. Temos conhecimento e força de vontade para que isso aconteça”.

 

A próxima fase da formação começa na próxima semana, com a aplicação, em sala de aula, do que eles aprenderam. Assim, os próprios professores idealizaram um projeto de continuação da pós, que passará por três momentos distintos e que será executado em 12 escolas da rede pública municipal, com atividades voltadas para alunos do 5º ano, entre os meses de abril a novembro.

 

Rita Torrinha

Assessora de comunicação/Semed

 

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