Programação alusiva ao Dia Mundial da Saúde é desenvolvida em escola municipal

Escrito por Jamile Moreira Ligado . Publicado em Noticias

Neste 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, a Prefeitura de Macapá promoveu uma extensa programação na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rondônia, no bairro Jesus de Nazaré. Os alunos saíram às ruas, com o tema “Macapá mais bonita, sem dengue e sem zica”, alertando os moradores sobre os perigos que o mosquito Aedes aegypti representa na vida de todos.

“A dengue, zica e chikungunya causam grande mal para a sociedade, deixando sequelas em quem é acometido por essas doenças. Por isso, resolvemos abordar o tema com as nossas crianças, para que elas disseminem no seu núcleo familiar as formas de combate ao mosquito, nos ajudando na prevenção de doenças causadas por ele”, enfatizou a diretora da escola, Eliquilândia Brito.

 

Após a caminhada, os agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Defesa Civil fizeram inspeção domiciliar nos imóveis próximos à escola e ministraram palestras educativas. “Neste Dia Mundial da Saúde, aproveitamos para promover a saúde da população, garantindo aos nossos munícipes uma cidade livre de epidemias das doenças causadas pelo Aedes”, ressaltou o coordenador do Programa Municipal de Combate à Dengue, Kilder Vidal.

 

Microscópios foram levados à sala de aula pela equipe de entomologia da Semsa, para que os estudantes pudessem observar as larvas e pupas do Aedes. Dois dias depois dessa fase, o mosquito está completamente formado e pronto para picar. Além de transmitir o conhecimento às crianças, a atividade estimula a curiosidade científica nelas. É o caso do pequeno Caique Campos, de 9 anos. “Nunca tinha visto um desses [microscópio] e gosto muito de ciências. Meu sonho quando crescer é ser cientista”.

 

A equipe de arte-educadores da Companhia de Transportes e Trânsito de Macapá (CTMac) também participou da programação. Ela orientou os estudantes sobre respeito à sinalização e a importância de utilizar a faixa de pedestre para fazer a travessia em segurança. O Dia Mundial da Saúde foi criado com a finalidade de sensibilizar a população quanto aos aspectos envolvidos com a saúde do indivíduo, a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers