Prefeitura constrói espaço para exposição de artesãs do distrito do Maruanum

Escrito por Márcia Fonseca Ligado . Publicado em Noticias

As obras de construção do Centro de Comercialização e Exposição de Produtos Artesanais do distrito do Maruanum, distante cerca de 70 km de Macapá, seguem em ritmo acelerado. Os trabalhos iniciaram há dois meses, com recursos do Ministério do Turismo (R$ 499.999,99) e contrapartida da Prefeitura de Macapá (R$ 28.957,74).

 

Dez empregos estão sendo ofertados de forma direta, com mão de obra 100% formada por moradores da própria comunidade. “Priorizamos pela contratação de trabalhadores da própria localidade. Uma forma de valorizar a mão de obra local e ao mesmo tempo oportunizar qualificação e novas experiências a eles. Estamos bem felizes com o resultado. Em menos de dois meses, é possível ver o avanço dos trabalhos”, explica o mestre de obras Antônio Leal.

 

A vila do Maruanum é formada por cerca de 100 famílias, tendo na agricultura familiar a produção de farinha como principal fonte de renda. Para o presidente da Associação de Moradores, Adésio Araújo, o centro proporcionará novas oportunidades de renda para a comunidade. “Esse empreendimento virá em um bom momento. Precisamos muito, toda produção das artesãs é executada no quintal das casas. Além disso, será um estímulo para a nossa juventude, um incentivo para que nossa cultura não acabe”.

 

A produção das louçeiras do Maruanum é destaque no artesanato local. Fogões, potes e panelas de barro são produzidos manualmente por 12 artesãs das comunidades do Maruanum e Santa Luzia, um ofício passado de geração em geração. “Aprendi aos 17 anos com a minha mãe. Depois que ela morreu, tive que me aperfeiçoar porque precisávamos das peças. Hoje, faço tudo aqui no pátio de casa e já ensinei minha filha também”, conta a artesã Carmosina Pereira.

 

Na região, dois grandes eventos movimentam a economia local, o Macapá Verão e a Festividade de Nossa Senhora do Carmo, no mês de julho. Para dona Irene Barreto, artesã há mais de 15 anos, a nova obra do centro irá trazer uma oportunidade de renda. “Sempre levo as peças a Macapá para vender no Museu Sacaca, na Casa do Artesão e em feiras de artesanato”.

 

As obras do Centro de Comercialização e Exposição de Produtos Artesanais do distrito do Maruanum estão sendo executadas pela Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob). O novo espaço será formado por deck, salão de exposição, lanchonete, salas de oficina e de trabalho, vestiários masculino e feminino, área do forno, depósitos de acervo e argila, banheiros e sala de administração.

 

Márcia Fonseca

Assessora de comunicação/Semob

 

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers