Saúde da mulher é tema de encontros entre prefeitura e comunidades rurais

Escrito por Jamile Moreira Ligado . Publicado em Noticias

Aconteceu nos distritos de Ilha Redonda, Tessalônica, Maruanum, Pacuí, Santo Antônio da Pedreira e Carapanatuba mais uma rodada de Conferências Livres de Saúde das Mulheres. Com o tema “Desafios para a integralidade com equidade”, os eventos contaram com diversos segmentos da população na discussão de estratégias de fortalecimento das políticas para as mulheres e a democratização da participação delas nas diversas esferas institucionais do Município.

 

 

A coordenadora municipal de Saúde das Mulheres, Poliana Valadão, acredita que a partir das conferências livres é possível elaborar ações objetivas e efetivas, levando em consideração as particularidades das mulheres. “Este é um momento importante, pois, a partir das discussões nas conferências livres, teremos um panorama geral e uma ideia daquilo que tem impactado a saúde das mulheres, não somente na capital como nos distritos, que possuem peculiaridades e dificuldades diferentes das nossas que estamos na zona urbana”.

 

As Conferências Livres em Macapá são promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), sindicatos, grupos representativos de mulheres, associações e unidades hospitalares. Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Eldren Lage, este é um momento aguardado pela população feminina de trazer as demandas para os órgãos que possuem poder de resolubilidade. “Elas podem nos dar esse retorno quanto à acessibilidade da saúde, dos problemas que enfrentam, e apresentar propostas de melhorias. Esse é um processo que envolve diversos atores, mas com o objetivo de trazer melhorias”.

 

As conferências livres

 

Elas antecedem a 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres, promovida pela Prefeitura de Macapá e pelo Conselho Municipal de Saúde, nos dias 29, 30 e 31 de março. São fundamentais como base de discussões para as conferências estaduais e as de âmbito nacional, tendo a finalidade de propor diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres.

  

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa

 

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers