Prefeitura promove oficina sobre primeiros socorros aos moradores do Residencial São José

Escrito por Jamile Moreira Ligado . Publicado em Noticias

Com a proposta de orientar os moradores quanto à forma de agir em situações de emergência no dia a dia, como em acidentes domésticos, situações de desmaios, engasgo e até uma parada cardiorrespiratória, a Prefeitura de Macapá, por meio do projeto Samuzinho, esteve no fim de semana no Residencial São José, onde crianças e adultos participaram de oficinas sobre noções de primeiros socorros.

 

 

Foi uma forma de transmitir técnicas básicas para que, em situações de emergências, possam ajudar a vítima reanimando ou mantendo a mesma estável até a chegada dos profissionais de saúde, além de sensibilizar as crianças a não praticarem trotes ao serviço de urgência e emergência. “Além de repassar noções de primeiros socorros, temos o objetivo de sensibilizar principalmente as crianças sobre os riscos de passar trote aos serviços de urgência, que, muitas vezes, pode adiar e prejudicar o atendimento a outras pessoas”, ressaltou o coordenador do projeto, Donato Farias.

 

A auxiliar de serviços gerais Maria da Piedade Costa levou a filha Raynne Victória para participar da oficina. Segundo a mãe, ela fica responsável pelos irmãos mais novos e acha importante que saiba proceder em uma situação de perigo. “Passo boa parte do dia trabalhando, meus filhos ficam com minha irmã e minha filha mais velha. É importante que elas saibam o que fazer se alguma das crianças sofrerem algum acidente em casa”.

 

Projeto Samuzinho

 

Lançado em 2016 e coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do Samu, tem como proposta sensibilizar as crianças por meio de atividades que envolvem exibição de vídeos, pinturas, desenhos, colagens, palestras; repassar informações sobre os serviços de urgência e emergência, assim como a importância de não praticar trotes, orientar como agir em situações de risco e quando acionar o 192. Inicialmente o projeto seria executado em escolas, mas hoje abrange faculdades, empresas e profissionais de saúde.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa

 

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers