Três escolas abrem oficialmente as aulas na rede municipal de ensino

Escrito por Rita Torrinha Ligado . Publicado em Noticias

As aulas na rede municipal de ensino de Macapá iniciam nesta segunda-feira, 20. O primeiro dia será acompanhado pelo prefeito Clécio Luís, secretário de Educação, Moisés Rivaldo e outras autoridades. Três escolas foram escolhidas pela Secretaria de Educação para serem polos oficiais do início das aulas de 2017. O motivo é especial, com exceção da Escola Meu Pé de Laranja Lima, Rondônia e Goiás completam este ano meio século de existência. Saiba um pouco mais sobre essas instituições e acompanhe a programação de volta às aulas nelas:

 

Meu Pé de Laranja Lima

 

Inaugurada no dia 12 de outubro de 1972, recebeu o nome Jardim de Infância “Meu Pé de Laranja Lima” em homenagem a obra do autor José Mauro de Vasconcelos. Na época, a escola atendia crianças na faixa etária de 5 a 6 anos. Sua primeira diretora foi a professora Maria Olinda Frazão de Aguiar, que atuou nos anos 1972 e 1973. Atualmente, funciona em dois turnos, com 22 turmas. Este ano, aproximadamente 650 alunos estudarão na unidade escolar.

 

Rondônia

 

Começou a funcionar em 1966 com turmas de alfabetização, 1º e 2ª ano do antigo primário, tendo como diretor o professor Leonil Pena Amanajás. Ocupa uma área de 511,5 metros quadrados, construída na gestão do prefeito Alfredo Oliveira. Foi inaugurada no dia 1º de maio de 1966, recebendo o nome de Grupo Escolar Rondônia, referência ao então Território Federal, hoje estado de Rondônia.

 

Atualmente, conta com uma clientela de 530 alunos, distribuídos em turmas de segundo ano, três do terceiro ano, três do quarto ano e três do quinto ano do ensino fundamental de nove anos. São 34 professores, distribuídos nas salas de aula e de ambientes, 19 funcionários de apoio, 2 supervisoras, um secretário administrativo, um secretário escolar e a diretora.

 

Escola Goiás

 

Criada pelo Decreto nº 184/79-SEMC/PMM, de 1º de março de 1967, com objetivo de atender a demanda dos moradores da comunidade do Coração, em sua maioria, afrodescendentes e parentes de ribeirinhos do rio Matapi, que sobrevivem da cultura de subsistência, da produção e venda dos derivados da mandioca e de serviços rurais prestados em propriedades particulares, teve como primeira diretora a professora Aida Gama Duarte e primeira secretária escolar a servidora Ivanilda Dantas Abrantes.

 

A escola possui um excelente resultado em seus rendimentos, fruto de projetos que priorizam a motivação e o envolvimento da comunidade escolar com as ações da escola e a permanência do aluno com sucesso, fatores que deram destaque para os anos de 2015 e 2016, com aprovação de 98% e evasão 0%.

 

Meu Pé de Laranja Lima (educação infantil)

Hora: 7h30

Endereço: Av. Cora de Carvalho, n° 137, Santa Rita

Diretora: Nívea Maria de Almeida

Nº de alunos: 600

 

Programação

Inicia com hinos, depois forma-se rapidamente um dispositivo (sem mesa) para fala de um aluno (deve ler um verso), diretor, secretário Moisés Rivaldo e prefeito Clécio Luís. Em seguida haverá a exibição de um vídeo que mostrará a retrospectiva da escola, que este ano completa 50 anos e finaliza com teatro (equipe Proler municipal).

 

Rondônia (ensino fundamental)

Hora: 14h

Endereço: Rua Jovino Dinoá, n° 741, Jesus de Nazaré

Diretora: Eliquilandia Marques Brito

Nº de alunos: 503

 

Programação

Hinos; falas; apresentação teatral com grupo da própria escola e a inauguração da sala Lied.

 

Sobre o Lied: A escola Rondônia apresentou projeto de reestruturação do Lied e foi contemplada pela Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas (Vepma), do Tribunal de Justiça de Macapá (Tjap), com 6 computadores, bebedouro, impressora, central de ar, 6 estabilizadores; totalizando o valor de R$ 4.964,00. A escola recebeu todos os materiais e já prestou contas ao Tjap.

 

Escola Goiás

Hora: 18h45

Endereço: Rua Francisco de Assis, n° 62, Vila do Coração

Diretor: Belcivaldo Pimentel de Matos

Número de alunos da EJA: 82

Número de alunos do ensino fundamental: 381

 

Programação

18h45- abertura: boas-vindas (palavra do diretor), apresentação dos professores e funcionários;

19h- diretor chama prefeito e secretário para dar boas-vindas aos alunos e funcionários;

19h10- apresentação do projeto do aniversário de 50 anos da escola;

19h20- apresentação do vídeo retrospectiva da EJA, relato de ex-aluno;

19h30- apresentação cultural com Alex Leão e Rosane Cavalcante;

19h50- roda de Marabaixo com o grupo Santo Antônio e São Benedito, com a mantenedora Dona Dica.

 

Rita Torrinha

Assessora de comunicação/Semed

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers