Secretaria de Saúde de Macapá inicia mais um ciclo do LIRAa

Escrito por Jamile Moreira Ligado . Publicado em Noticias

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) inicia nesta terça-feira, 14, o segundo ciclo do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2017. Ele é feito pelos agentes de endemias e considerado um instrumento fundamental para orientar as ações de controle das endemias causadas pelo Aedes e que serão adotadas pelo Município, possibilitando assim o planejamento das ações de prevenção, além de identificar os bairros onde há um número maior de focos de criadouros do mosquito.

 

O levantamento acontecerá em todos os bairros da capital, de 14 a 21 de março. Com a conclusão, novas ações de combate e controle do transmissor das febres amarela urbana e chikungunya, dengue e zica vírus serão executadas durante todo o ano. O primeiro ciclo feito neste ano classificou a capital como médio risco para infestação do Aedes. Mais de 52% dos criadouros foram encontrados no lixo doméstico e outros resíduos sólidos, 18,4% em pneus e 15,3% em depósitos de água ao nível do solo como tonéis e baldes destampados, utilizados pela população no armazenamento de água.

 

O coordenador do Programa de Combate à Dengue, Kilder Vidal, pede à população que contribua permitindo a presença do agente de endemia para a realização do estudo. “O LIRAa dá um ‘norte’ às nossas ações, nos mostra quais bairros precisamos fazer atividades de maneira intensificada. É importante que a população receba os agentes e permita a realização do serviço”.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers