Carreta da Mulher: encerrada primeira semana de atendimentos com mais de 600 mulheres beneficiadas

Escrito por Jamile Moreira Ligado . Publicado em Noticias

Entregue no último dia 6, a Carreta da Mulher segue com atendimentos voltados ao público feminino ao lado da UBS Infraero II, oferecendo consultas ginecológicas e coleta de PCCU pela manhã e tarde; ultrassonografia das mamas, obstétrica e transvaginal pela manhã; e autoexame das mamas pela tarde. Somente na primeira semana de funcionamento, 635 mulheres foram atendidas. Destas, 415 foram para consultas ginecológicas, 143 coletas de PCCU e 77 ultrassonografia das mamas.

 

A carreta é mais um dispositivo para a prevenção da saúde da mulher e atenderá de forma itinerante bairros e distritos de Macapá. Neste primeiro momento, a carreta atende a demanda de toda zona norte. Uma delas é a microempresária Daniela Santos, moradora do bairro Brasil Novo, que encontrou na carreta a oportunidade de pôr a saúde em dia. “Realizei minha consulta na UBS do Brasil Novo e fui encaminhada para a carreta para fazer a coleta do PCCU e a ultrassonografia da mama. Fiquei surpresa quando a enfermeira disse que poderia fazer os exames no mesmo dia. Até em clínicas particulares eu preciso agendar o exame e aqui fiz no mesmo dia. É um serviço que está de parabéns, desde o acolhimento até a realização dos exames”.

 

No caso de ultrassonografia, é necessário apresentar requisição médica. Este encaminhamento estará sendo feito pelas unidades de saúde da rede municipal que funcionam no entorno dos locais de atendimento. Para a coleta de Preventivo do Câncer de Colo do Útero, a coleta é feita na própria unidade móvel, mediante triagem da equipe de atendimento. A Carreta da Mulher funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ao lado da UBS Infraero II, na Av. Carlos Lins Cortês, n° 161.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers