Prefeitura retira mais de 150 toneladas de entulho do canal do Jandiá

Escrito por Karla Marques Ligado . Publicado em Noticias

A Prefeitura de Macapá iniciou em fevereiro os serviços de limpeza do canal do Jandiá. Até quinta-feira, 9, mais de 150 toneladas de lixo foram retiradas da área pelas equipes das secretarias municipais de Manutenção Urbanística (Semur) e de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob). São garrafas PET, mato, pedaços de madeira, sofá, carcaça de geladeira, dentre outros materiais. A patrulha mecanizada dá apoio fazendo a remoção do entulho.

 

Para o aposentado José Maria Ferreira, o que falta é a conscientização dos moradores do entorno do canal para manter o local limpo. “O serviço de limpeza é importante sim para evitar que ele transborde e provoque alagamento, atingindo nossas casas. Mas se os próprios moradores não deixarem de jogar lixo, como vem acontecendo, não adiantará, irá entupir novamente e seremos prejudicados”.

 

Na manhã desta sexta-feira, 10, os trabalhos chegaram ao canal do bairro Jesus de Nazaré, área da Ponte do Axé, onde os serviços estão sendo feitos com auxílio de canoas devido ao difícil acesso. Além dos canais do Jandiá e Jesus de Nazaré, equipes da Semur também atuaram esta semana no entorno do canal do Beirol, com serviços de capina e retirada de entulho.

 

“Nossa dificuldade em trabalhar nos canais é que, mesmo fazendo a limpeza, os moradores continuam jogando lixo. No Beirol fizemos a limpeza e, quando fomos remover a produção, nos deparamos com vários pontos de lixo acumulado nas proximidades, inclusive, em frente a uma residência, onde o morador despejou uma quantidade grande de entulho. Orientamos a população para que não faça isso”, ressalta o chefe da Divisão de Monitoramento de Limpeza da Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística, Adrian Castelo.

 

“Entulho proveniente das residências, como galhos de árvores, pedaços de madeira e móveis em desuso, é de responsabilidade do morador fazer a remoção e o descarte correto. O despejo em via pública, como tem ocorrido, pode gerar multa para o morador”, completa Adrian. De acordo com a Lei Municipal Completar 054/2008, a penalidade para quem joga resíduos em via pública é multa, que varia de R$ 500,00 a R$ 1.500,00.

 

Karla Marques

Assessora de comunicação/Semur

 

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers