Prefeitura de Macapá inicia mutirão de limpeza na feira do Novo Horizonte

Escrito por Pérola Pedrosa Ligado . Publicado em Noticias

Na manhã desta quinta-feira, 9, equipes da Prefeitura de Macapá iniciaram mutirão de limpeza na área da feira do Novo Horizonte, na zona norte da cidade. Estão sendo executados serviços de capinação, roçagem, raspagem de terra, varrição e recolhimento de entulhos. Os trabalhos continuam até domingo, 12, e contam com fiscalização, cobrando dos feirantes a conservação do ambiente limpo, com o despejo de lixo em local adequado, e o ordenamento da feira.

 

Para a feirante Maria Valério, 70 anos, e sua filha Sonia Valério, 50 anos, o local estava precisando de ordem, pois, segundo elas, as ruas ficam ocupadas, atrapalhando os clientes. Disseram também que prejudica os feirantes que descarregam seus produtos. “Trabalho há três anos aqui e tenho que madrugar para conseguir passar com meu material. Fico esperançosa com esse trabalho da prefeitura. Primeiro pela limpeza, depois por organizar tudo aqui”.

 

O vendedor Raidenildo Barbosa aguarda também as melhorias. “Principalmente na desobstrução das calçadas e das vias, pois tenho muita dificuldade de passar pelo local”. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), responsável pelas feiras municipais, já notificou os feirantes que estão ocupando espaços no entorno do logradouro. Eles devem ocupar os boxes vazios, pois não poderão continuar ao longo da rua e no passeio público.

 

Segundo o administrador do logradouro, Orivaldo Gomes, a feira é mista. Inicialmente pertencia ao Estado, que passou para a Associação de Feirantes. Hoje é administrada também pelo Município. Ela existe há mais de 20 anos. Nasceu a partir de uma iniciativa popular e foi construída por vários empreendedores associados. “De acordo com o nosso levantamento, temos 85 boxes e até domingo estaremos organizando o espaço”.

 

Segundo os titulares da Semdec, Lucas Abrahão e da Semur, Claudiomar Rosa, ao longo do ano, em cada mês, uma feira receberá o mutirão, para que todas tenham um padrão, não apenas de limpeza e organização, mas também na qualidade dos serviços. “Esse tipo de ação é para manter a organização em locais como a feira do Novo Horizonte, e garantir que a limpeza do lugar seja mantida, além de sensibilizar os vendedores para que joguem os resíduos nos locais certos”, informa o secretário Lucas Abrahão.

 

O mutirão faz parte das ações da operação Cidade Organizada, idealizada pelo Município, e envolve, além da Semdec, as secretarias de Manutenção Urbanística (Semur), de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Semduh), do Meio Ambiente (Semam), Especial de Coordenação das Subprefeituras (Secsub), de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob), além da Guarda Municipal, feirantes e dos moradores do bairro Novo Horizonte.

 

Pérola Pedrosa

Assessora de comunicação/Semdec

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers