• Costurando Vidas
  • Portal de Informações sobre Corona Vírus em Macapá
  • Coações para auxilio no combate ao COVID-19

Prefeitura de Macapá continua com barreiras sanitárias fiscalizando veículos durante rodízio de isolamento social mais rígido

Ligado . Publicado em Noticias

Nesta sexta-feira, 22, completa 4 dias do início do isolamento social rígido em Macapá. A medida é para combater a Covid-19 e faz parte do Decreto Municipal 2.058/2020, que prevê o sistema de rodízio de veículos e circulação de pessoas nas ruas. Um levantamento dos órgãos de fiscalização apontou que mais de 191 condutores nas barreiras sanitárias foram notificados, o que significa mais de 70% por descumprimento do rodízio. Outras infrações também foram identificadas.

O índice que mede o nível de isolamento social rígido da população em Macapá apontou que no dia 19 de maio a taxa foi de 58,3%, dia que começou a vigorar o decreto. Segundo a empresa Tecnologia Inloco, o maior percentual desde o início das barreiras sanitárias. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o índice seja de cerca de 70% para fazer com que o número de novos casos pare de crescer e comece a cair.

 

As fiscalizações estão sendo feitas em pontos estratégicos da capital e de grande circulação de veículos. Os bairros com maior índice de infestação pelo novo Coronavírus estão recebendo atenção. Estão envolvidos na ação a Companhia de Trânsito de Macapá, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, polícias Civil e Militar, além de fiscais de diversas secretarias. As entradas da cidade, como as rodovias Juscelino Kubitschek e Duca Serra, são monitoradas diariamente.

 

Desde o início das barreiras, mais de 3 mil veículos já foram abordados. Destes, grande parte resultou em autos de infração. A maioria das infrações trata do Artigo 187 do Código de Trânsito Brasileiro, que se refere ao descumprimento do Decreto Municipal. Alguns condutores estão desrespeitando regras básicas como o uso de máscaras. Nesta sexta-feira, a fiscalização esteve na esquina da Rua Cândido Mendes com a Avenida Coaracy Nunes, no centro da capital.

 

De acordo com o diretor de Trânsito, Manoel Filho, a intenção não é multar, e sim orientar. “As barreiras sanitárias são feitas com o objetivo de orientar a população a ficar em casa, a usar máscaras e respeitar o sistema de rodízio de veículos. Intensificaremos as barreiras até o fim do mês, todos os dias. Ainda timidamente, percebemos que o fluxo de veículos diminuiu”, disse.

 

Márcio Pimentel, que coordena as fiscalizações, explicou que, paralelamente as barreiras, estão sendo notificados os estabelecimentos que são para atender delivery ou agendamento e estão atendendo presencial com clientes dentro dos locais. “A abordagem nos estabelecimentos é para verificar se os locais estão cumprindo as medidas restritivas. Alguns estão atendendo em delivery e agendamento, e acabam permitindo a aglomeração tentando driblar as fiscalizações, permitindo clientes dentro dos estabelecimentos. Nestes casos, estamos notificando estes estabelecimentos”, finalizou.

 

Secretaria de Comunicação de Macapá

Jonhwene Silva

Assessor de comunicação

 

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers