• Costurando Vidas
  • Portal de Informações sobre Corona Vírus em Macapá
  • Coações para auxilio no combate ao COVID-19

Prefeitura de Macapá continua com barreiras sanitárias fiscalizando veículos durante rodízio de isolamento social mais rígido

Ligado . Publicado em Noticias

Nesta sexta-feira, 22, completa 4 dias do início do isolamento social rígido em Macapá. A medida é para combater a Covid-19 e faz parte do Decreto Municipal 2.058/2020, que prevê o sistema de rodízio de veículos e circulação de pessoas nas ruas. Um levantamento dos órgãos de fiscalização apontou que mais de 191 condutores nas barreiras sanitárias foram notificados, o que significa mais de 70% por descumprimento do rodízio. Outras infrações também foram identificadas.

O índice que mede o nível de isolamento social rígido da população em Macapá apontou que no dia 19 de maio a taxa foi de 58,3%, dia que começou a vigorar o decreto. Segundo a empresa Tecnologia Inloco, o maior percentual desde o início das barreiras sanitárias. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o índice seja de cerca de 70% para fazer com que o número de novos casos pare de crescer e comece a cair.

As fiscalizações estão sendo feitas em pontos estratégicos da capital e de grande circulação de veículos. Os bairros com maior índice de infestação pelo novo Coronavírus estão recebendo atenção. Estão envolvidos na ação a Companhia de Trânsito de Macapá, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, polícias Civil e Militar, além de fiscais de diversas secretarias. As entradas da cidade, como as rodovias Juscelino Kubitschek e Duca Serra, são monitoradas diariamente.

Desde o início das barreiras, mais de 3 mil veículos já foram abordados. Destes, grande parte resultou em autos de infração. A maioria das infrações trata do Artigo 187 do Código de Trânsito Brasileiro, que se refere ao descumprimento do Decreto Municipal. Alguns condutores estão desrespeitando regras básicas como o uso de máscaras. Nesta sexta-feira, a fiscalização esteve na esquina da Rua Cândido Mendes com a Avenida Coaracy Nunes, no centro da capital.

De acordo com o diretor de Trânsito, Manoel Filho, a intenção não é multar, e sim orientar. “As barreiras sanitárias são feitas com o objetivo de orientar a população a ficar em casa, a usar máscaras e respeitar o sistema de rodízio de veículos. Intensificaremos as barreiras até o fim do mês, todos os dias. Ainda timidamente, percebemos que o fluxo de veículos diminuiu”, disse.

Márcio Pimentel, que coordena as fiscalizações, explicou que, paralelamente as barreiras, estão sendo notificados os estabelecimentos que são para atender delivery ou agendamento e estão atendendo presencial com clientes dentro dos locais. “A abordagem nos estabelecimentos é para verificar se os locais estão cumprindo as medidas restritivas. Alguns estão atendendo em delivery e agendamento, e acabam permitindo a aglomeração tentando driblar as fiscalizações, permitindo clientes dentro dos estabelecimentos. Nestes casos, estamos notificando estes estabelecimentos”, finalizou.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Jonhwene Silva