• Portal de Informações sobre Corona Vírus em Macapá
  • Coações para auxilio no combate ao COVID-19

Prefeitura de Macapá monitora 131 casos suspeitos de Coronavírus

Ligado . Publicado em Noticias

O Município de Macapá monitora 131 casos suspeitos de Coronavírus nesta quarta-feira, 25 de março. Foram notificados 201 casos. Deste total, 69 foram descartados e um confirmado. Todos esses casos foram atendidos nas Unidades Básicas de Saúde Lélio Silva, Marcelo Candia e Rubim Aronovitch. De terça às 12h desta quarta, aumentaram 54 casos suspeitos.

Das 54 novas amostras, 42 foram atendidas e colhidas na Unidade Básica de Saúde Lélio Silva e 12 na UBS Marcelo Candia. Desta forma, aumentaram de 77 para 131 os casos suspeitos na capital amapaense. O único caso positivo de Covid-19 em Macapá foi divulgado pelo Governo do Estado do Amapá, que é de uma mulher de 36 anos, com histórico de viagem e contato com caso suspeito, que procurou atendimento no Lélio Silva dia 17 de março. Ela apresenta sintomas brandos e está recebendo acompanhamento da equipe de saúde.

A prefeitura realiza a coleta de amostras biológicas dos pacientes para a realização do exame, que diagnostica a doença. A coleta é feita nas unidades Lélio Silva e Marcelo Candia e, posteriormente, enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Estado, que tem a responsabilidade de fazer o envio das amostras para o laboratório de referência da Região Norte, que é o instituto Evandro Chagas, no Pará.

Dez dicas básicas:

1 - Lave as mãos com água e sabão antes de entrar em casa;

2 - Se não puder lavar as mãos antes de entrar, evite tocar nas coisas antes de lavar as mãos;

3 - Tire os calçados e higienize;

4 - Se precisar trazer as roupas para dentro, coloque-as em um cesto para lavar separado;

5 - Não cumprimente crianças, cônjuges ou outras pessoas que morem na casa antes de trocar de roupa e lavar as mãos;

6 - Se possível, tome banho assim que chegar;

7 - Desinfete celular, chaves e cartões bancários com álcool 70%;

8 - Mochilas e bolsas de uso diário também devem ser higienizados;

9 - Limpe as embalagens que trouxe com solução de água sanitária (20 ml para cada 1 litro de água);

10 - Lave alimentos com água e sabão e os deixe 10 minutos imersos em solução de água sanitária (20 ml para cada 1 litro de água).

Cássia Lima

Assessora de comunicação/Prefeitura de Macapá