• Portal de Informações sobre Corona Vírus em Macapá

Pela segunda vez, Prefeitura de Macapá e Sesc assinam convênio para realização de mamografias

Ligado . Publicado em Noticias

A Prefeitura de Macapá e o Serviço Social do Comércio (Sesc) assinaram nesta quarta-feira, 17, o convênio para a realização de mamografias por meio da Carreta Saúde Mulher do Sesc/AP, que ficará por 6 meses na UBS Congós. Todas as unidades poderão fazer a requisição do exame, que será enviada à Secretaria Municipal de Saúde, que encaminhará as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos para a realização de rastreamento do câncer de mama.

O procedimento é uma estratégia que traz inúmeros benefícios que impactam na redução da mortalidade. O agendamento pode ser feito diretamente, de segunda a sexta-feira, na própria UBS do Congós. Durante a cerimônia de assinatura do convênio, o prefeito Clécio Luís parabenizou mais uma vez essa iniciativa que beneficiará milhares de mulheres em todo o estado.

 

“Há um cenário de redução real nos números de exames de mamografias que deveriam ser feitos. Meu agradecimento pela renovação dessa parceria. Em 2017, quando assinamos pela primeira vez o convênio foi um sucesso, quase 2,7 mil exames de mamografia e que levaram resultados precisos e exatos, onde se descartou os casos de câncer ou se detectou precocemente para indicar o tratamento adequado. Um equipamento como esse, e principalmente o seu funcionamento, faz com que essas mulheres possam voltar a acreditar que é possível ter uma boa saúde pública. Hoje, minha vinda é para chancelar a iniciativa da Fecomércio e tenho certeza de que essa carreta salvará muitas vidas, seja pelo diagnóstico precoce ou pelo rastreamento”, enfatizou o prefeito.

 

O presidente da Federação do Comércio no Estado do Amapá, Eliezir Viterbino, ressaltou a importância da parceria para atender essa demanda pela segunda vez. “Este é um momento muito feliz, pois é um projeto que significa muito para o sistema Fecomércio, para a prefeitura, mas, principalmente, para as pessoas que realmente precisam fazer o exame. Uma medida preventiva que pode salvar a vida de muitas mulheres. A melhor atitude que o gestor público pode ter é se abrir ao diálogo, e vejo isso na gestão do prefeito Clécio. Por isso, momentos como este estão sendo possíveis e, com isso, toda a população ganha”.

 

Em 2017 esse mesmo convênio foi assinado com o Sesc, cujo término em julho de 2019, chegando a realizar 2.664 exames, fundamental para detecção precoce do câncer de mama, que, segundo o Ministério Saúde, é o câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. O câncer de mama responde por aproximadamente 25% dos casos novos a cada ano, depois do câncer de pele não melanoma.

 

Participou do evento a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli.

 

Secretaria de Comunicação de Macapá

 

Fotos: Max Renê

 

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers