“Estamos nos capacitando para crescer”, diz empreendedora do Mercado Central sobre cursos ofertados pela prefeitura

Ligado . Publicado em Noticias

“Eu estou achando muito bom esses cursos. Estamos nos capacitando para crescer e, ao mesmo tempo, aprimorando aprendizados para a clientela”, frisou a dona Consuelo Gomes Melo, que há 50 anos trabalha no Mercado Central.

Ela é parte de um grupo de mais de 50 empreendedores que passam por capacitações da Prefeitura de Macapá, por meio do Instituto Municipal de Turismo (Macapatur). Os empreendedores remanescentes do mercado participaram nesta terça-feira, 3, de palestra com o Samu e Vigilância Sanitária.

A palestra ocorreu após um levantamento do tipo de empreendimento do mercado, depois foi realizado um planejamento de primeiros socorros voltado para engasgo, queimaduras, intoxicação alimentar. Situações que podem ocorrer dentro do Mercado Central.

“Trabalhamos hoje com eles curativos para cortes superficiais e profundos, imobilizações em casos de fraturas e também a sensação de desmaio e engasgo, especialmente para situações de emergência como engasgo, para que eles possam auxiliar até a chegada do serviço”, explicou o coordenador do Samu em Macapá, Donato Farias.

“Essas capacitações são muito boas para a gente se atualizar. Já me formalizei no MEI, e agora estamos aprendendo mais sobre dicas de armazenamento de alimentos e algumas possíveis ocorrências de urgência”, comentou o seu Manoel Souza Ferreira, que vende comida há 15 anos no mercado.

De 52 empreendedores, 30 vendem alimentos. Por isso, a Vigilância Sanitária do município também palestrou sobre manipulação de alimentos, higiene e condicionamento.

Cássia Lima

Assessora de comunicação/Macapatur