Em outubro, unidades de saúde que realizam atendimentos de urgência e emergência contabilizam mais de 30 mil procedimentos

Ligado . Publicado em Noticias

A Prefeitura de Macapá divulgou nesta quarta-feira, 6, o balanço de atendimentos em urgência e emergência feitos em outubro nas quatro Unidades Básicas de Saúde que fazem atendimento de urgência e emergência na capital. Do dia 1º ao dia 30, foram feitos 33.482 acolhimentos. Um dos procedimentos mais executados foram as inalações, seguido da administração de medicamentos e suturas.

A unidade que teve o maior número de atendimento foi a Lélio Silva, na zona sul, que registrou 15.481 pacientes, que totalizaram 35 mil administrações de medicamentos. O segundo maior atendimento ocorreu na UBS Marcelo Cândia, na zona norte, que contabilizou 9.671 pacientes atendidos. Já a UBS Rubim Aronovitch contabilizou 6.980 usuários recebidos, e a unidade Pedro Barros, no distrito de Fazendinha, realizou 1.350 atendimentos.

 

Nas unidades, são feitos atendimentos em casos de dores agudas, febres, pequenos cortes, drenagem de abscessos, curativos, crises hipertensivas e respiratórias. Somente em casos em que há a necessidade, o paciente é encaminhado para a unidade hospitalar de referência. “Desde que foi reinaugurada, a UBS Lélio Silva tem apresentado a maior quantidade de atendimentos em emergência, o que mostra o quanto o Município tem feito a sua parte”, diz a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli.

 

Outro dado importante que foi divulgado é a quantidade de pacientes que ficaram em observação. Foram 330 pacientes que permaneceram na UBS por até oito horas antes de receber alta, uma média de 11 pacientes por dia. “Todos os dias temos um fluxo grande de pessoas que buscam os serviços da unidade, seja no pronto atendimento ou na atenção básica, que são refletidos nos nossos balanços mensais”, completou a diretora da UBS Lélio Silva, Rosa Zanatta.

 

Além da Lélio Silva, a unidade Marcelo Cândia também faz atendimentos 24 horas. Já a Rubim Aronovitch e Pedro Barros atendem até meia-noite. Nessas unidades são feitos, constantemente, treinamentos em urgência e emergência clínicas e traumáticas, voltado aos profissionais da saúde com o objetivo melhorar ainda mais o atendimento.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa

 

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers