Técnicas de punção são tema de atualização para equipes de enfermagem que atuam no atendimento de urgência e emergência

Ligado . Publicado em Noticias

A punção venosa é um dos procedimentos invasivos de alta ocorrência no cotidiano dos profissionais de enfermagem. Por esse motivo, o Departamento de Urgência e Emergência (DUE) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promoveu nos dias 30 e 31 de outubro uma atualização em técnicas de punção para os profissionais da enfermagem que atuam no atendimento de urgência e emergência das Unidades Básicas de Saúde do município.

O procedimento é um conjunto de ações para a administração de fluídos de forma contínua, coleta de sangue, administração de medicamento ou manutenção de uma via de acesso venoso. Assim como pode ser feito rapidamente em alguns pacientes, em outros, pode exigir um pouco mais de técnica.

 

“Vamos imaginar, por exemplo, um paciente com fobia de agulhas. Essa situação pode dificultar ainda mais o processo de puncionar a veia e, ainda por cima, deixar o paciente desconfortável. Por isso, é essencial escolher a técnica e os materiais corretos. As abordagens mudam, e é muito importante atualizar e preparar nossos profissionais para as mais diversas situações”, explicou a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli.

 

O ensino da temática pode ainda influenciar os profissionais a buscar por estratégias e técnicas mais eficazes que beneficiem o paciente e desenvolva outras habilidades. “Além de uniformizar a assistência de enfermagem quanto aos cuidados na preparação, diluição e administração de medicamentos no âmbito da urgência e emergência, orientamos aos profissionais quanto à segurança do paciente no momento em que é atendido nas nossas unidades de pronto atendimento. A atualização proporciona uma melhor assistência à saúde da população e garante que falhas como imperícia e imprudência sejam evitadas”, explicou Mônica Castro, do Departamento de Urgência e Emergência.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa

 

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers