Florescer: mais de 300 jovens recebem certificado de qualificação profissional

Escrito por Lilian Monteiro Ligado . Publicado em Noticias

A semente foi plantada. Nesta quarta-feira, 304 alunos do Programa de Capacitação Florescer receberam certificado de conclusão de qualificação profissional e estão preparados para ingressar no mercado de trabalho. O projeto foi desenvolvido pela Prefeitura de Macapá, e os cursos foram aplicados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Amapá (Senai/AP).

Foram ofertados 13 cursos profissionalizantes, entre os quais: confeiteiro industrial, padeiro, pedreiro, eletricista, mecânico, instilador hidráulico, agente ambiental de resíduos sólidos, modista costureiro, totalizando cada um 160 horas/aulas. Os concluintes dos cursos são beneficiários do Bolsa Família e do projeto Liberdade e Cidadania. Eles participaram de capacitação no Barco Samaúma II e no prédio do Senai, durante três meses. Além disso, o Florescer faz parte do convênio entre Prefeitura de Macapá e Senai, o qual a gestão investiu o valor de R$ 90 mil.

 

O prefeito Clécio Luís, primeiramente, agradeceu toda a equipe. “Quero agradecer todos os profissionais que capacitaram jovens, pais, filhos e mães de família. A capacitação os deixou preparados para o mercado de trabalho e prontos para enfrentar qualquer desafio. Além disso, vivemos um outro momento. O Bolsa Família não está apenas transferindo renda, está plantando uma semente diferente com a capacitação, para mudar essa realidade. Os reeducandos do Liberdade e Cidadania também estão sendo qualificados. Isso significa que estamos criando condições para todos vocês serem profissionais preparados. A educação é o caminho”, enfatizou.

 

Realizada! Foi assim que a aluna do Projeto Florescer, Fabiana Souza, 21 anos, definiu ao receber o certificado de eletricista de comandos elétricos. “É, sem dúvida, uma chance de melhorarmos nosso currículo e estarmos preparados para o mercado. Achei essa iniciativa ótima, é uma nova concepção do programa Bolsa Família. Eu e minha irmã conseguimos ir até o fim do curso. Estou realizada, estou muito feliz com o novo aprendizado”, comemorou.

 

O diretor de Operações do Senai/AP, Moisés Aguiar, agradeceu a parceria com a prefeitura e falou que é um momento de celebração, porque centenas de pessoas concluíram os cursos. “Temos um quadro de professores excelentes e uma ótima estrutura, o Barco Escola Sumaúma, que leva conhecimento por onde passa. Nossa intenção é sempre atrelar capacitações que irão gerar demandas e vagas de trabalho no mercado. Isso é motivo de orgulho para nós, agradeço o envolvimento de todos”, destacou.

 

Reinaldo Nunes, 36 anos, faz parte do Liberdade e Cidadania. Ele levou a esposa para ver sua conquista, pois agora se capacitou e tem o certificado de mecânico de motor a diesel. “É uma experiência rica, agradeço a oportunidade de aprender e ir adiante na minha vida junto com a minha família. Errei no passado, mas estou tendo uma nova chance, e estou aproveitando, porque isso está me fazendo muito bem, estou sendo valorizado, me sentindo importante, isso não tem preço, quero ir além e caminhar para o futuro”, celebrou.

 

“Gratidão. Hoje é um dia para agradecer, estou imensamente feliz em poder, de fato, implementar políticas públicas que preparem as pessoas para a vida profissional. Isso não tem preço, continuaremos avançando e dando o nosso melhor, pois não é um favor, é um direito”, ressaltou a secretária de Assistência Social e do Trabalho, Mônica Dias.

 

Participaram da cerimônia o titular da Vara de Execuções Penal, juiz João Matos; coordenadora do projeto Liberdade e Cidadania, Alice Caxias, o coordenador do Barco Samaúma, José Ozéias Pereira, gestores municipais e familiares dos alunos.

 

Lilian Monteiro

Assessora de comunicação/PMM

 

Foto: Henrique Silveira / Ingra Tadaiesky

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers