Práticas integrativas proporcionam bem-estar e qualidade de vida a grupos de idosos da UBS Congós

Escrito por Jamile Moreira Ligado . Publicado em Noticias

“Eu me livrei da depressão, das dores. Eu renasci por meio do grupo, das atividades, da terapia e do carinho desses profissionais”, disse Eliana Nobre. Ela é frequentadora do grupo de idosos “Despertar”, que realiza Práticas Integrativas e Complementares (PIC) ofertadas pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB), na Unidade Básica de Saúde Congós, zona sul da cidade.

Eliana é um dos quase 40 participantes que sentem, na prática, os benefícios das atividades e da socialização que o grupo proporciona. Nelas, os pacientes buscam escapar de problemas diversos e encontram maneiras alternativas para lidar com eles, contribuindo para o equilíbrio e bem-estar. “As práticas são investimento em prevenção à saúde para evitar que as pessoas fiquem doentes, fortalecendo a promoção da saúde em vez de focar, em cuidar apenas de quem fica doente”, comentou a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli.

 

Como o nome diz, as PICs são integrativas e complementares, muitas vezes, a um tratamento que já está em curso. “Muitos dos pacientes que chegam buscando auxílio encontram sentido em suas vidas a partir do momento que são inseridos em um grupo, o que contribui para a melhora do quadro clínico, mostrando a importância do equilíbrio entre corpo e mente, sem deixar tratamentos convencionais de lado”, comentou a psicóloga Andressa de Jesus.

 

As práticas integrativas são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças, como depressão. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas. Na UBS Congós, a auriculoterapia é ofertada as quartas e sextas-feiras pela equipe do Nasf. Para acessar o serviço, o usuário deve procurar a unidade com cartão do SUS para fazer o agendamento. 

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa

 

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers