Equipes do Serviço de Atenção Domiciliar passam por treinamento para atualização de técnicas em ostomizados e curativos

Escrito por Jamile Moreira Ligado . Publicado em Noticias

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou na tarde de segunda-feira, 2, um ciclo de treinamento voltado para as equipes de enfermagem e médicos do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). Na ocasião, os profissionais puderam abordar as soluções para elevar o padrão de cuidado à pessoa com ostomia, auxiliando os usuários no processo de adaptação, autocuidado, prevenção e no tratamento de complicações.

“Os indivíduos submetidos a ostomia necessitam de uma atenção especial, por isso nosso maior objetivo, além de levar mais conhecimento aos nossos profissionais, é de garantir mais qualidade de vida aos usuários assistidos pelo serviço”, explicou a coordenadora Renata Ribeiro.

 

A internação domiciliar é uma modalidade de atenção substitutiva à internação hospitalar, caracterizada por ações de prevenção e tratamento de doenças, reabilitação, paliação e promoção da saúde prestadas em domicílio como forma de garantir a continuidade dos cuidados. “Dessa forma, conseguimos evitar hospitalizações desnecessárias e diminuir o risco de infecções, bem como diminui a superlotação de serviços de urgência e emergência”, comentou a técnica Lucilene Lima.

 

O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD)

 

É a forma de atenção à saúde oferecida na moradia do paciente e caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação, com garantia da continuidade do cuidado e integrada à Rede de Atenção à Saúde. Com abordagens diferenciadas, esse tipo de serviço está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) e é oferecido de acordo com a necessidade do paciente, a partir do atendimento de diferentes equipes. 

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa

 

Fotos: Nayana Magalhães

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers