LIRAa: agentes de endemias trabalham na identificação de focos do Aedes

Escrito por Jamile Moreira Ligado . Publicado em Noticias

Nesta segunda-feira, 2, a Prefeitura de Macapá deu início ao 5º ciclo do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). Com base nos resultados, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) consegue planejar e orientar as ações de combate ao mosquito em toda capital.

Realizado pelos agentes de endemias, o estudo acontecerá até 10 de setembro em todos os bairros. “A realização do LIRAa, além de nortear as atividades, nos ajudam a sensibilizar a população quanto ao seu papel na prevenção de focos do mosquito. Por isso, durante a inspeção, moradores são convidados a acompanhar os agentes para que sejam capazes de realizar a vistoria semanal no seu domicílio, tornando-os multiplicadores no combate ao Aedes”, declara o coordenador do Programa de Combate ao Aedes, Kilder Vidal.

 

Em levantamentos anteriores, o lixo descartado de forma errada desponta como principal local de criadouros encontrados, com 55,11% dos focos do mosquito, seguido dos pneus (27,1%). Copos, pneus, vasos, caixas d’águas ou qualquer outro objeto que possa acumular água e propiciar a reprodução do mosquito devem ter cuidados redobrados e serem eliminados. Além da dengue, o Aedes também é responsável pela transmissão de zica, chikungunya e febre amarela urbana.

 

Para solicitar a visita de um agente de endemias ou realizar denúncias, a prefeitura disponibiliza o Disk Mosquito [99121-1641], com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers