Prefeitura dará início às programações do Setembro Amarelo com intensificação de rodas de conversa

Escrito por Jamile Moreira Ligado . Publicado em Noticias

Setembro é conhecido nacionalmente como o mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Como parte da grande campanha que a Prefeitura de Macapá irá desenvolver durante o período, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) intensificará a prática de rodas de terapia comunitária em UBS’s e espaços abertos na capital.

Nesta segunda-feira, 2, a roda acontecerá a partir das 19h30, no Santuário de Fátima, e será mediada pela psicóloga Regina Frota. “Quem fala, quem conversa olho no olho, quem abraça, seus males espanta. E é essa a proposta da roda, um espaço de troca de experiência onde ninguém diz o que se deve fazer, e sim que existem formas diferente para se olhar o problema”.

 

Além dessa, todas as segundas, quartas e sextas-feiras tem roda voltada para os idosos acompanhados na UBS São Pedro, no Beirol. Nas sextas, também tem roda para idosos no CEU das Artes, no bairro Infraero; e para jovens na UBS Congós, a partir das 8h. “Combater os estigmas é a melhor forma de salvar vidas. Por isso, estimulamos as pessoas a buscar apoio e colocar para fora suas angústias, seja em uma roda de conversa ou no atendimento individualizado com psicólogo. O importante é acolher e apoiar quem está enfrentando momentos de sofrimento”, reforçou a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli.

 

A Terapia Comunitária Integrativa (TCI) consiste numa prática recém-incluída na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do Sistema Único de Saúde (SUS). As rodas de partilha são uma ferramenta terapêutica eficiente de inclusão e resgate, que reforçam a dinâmica interna de cada indivíduo, para que este possa descobrir seus valores, suas potencialidades e tornar-se mais autônomo e menos dependente. Ajudando no resgate da autoestima individual e coletiva.

 

Jamile Moreira

Assessora de comunicação/Semsa

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers