Prefeito Clécio Luís recebe prêmio durante XIX Parada do Orgulho LGBT+

Escrito por Amelline Borges Ligado . Publicado em Noticias

O mês de setembro chegou colorindo a orla de Macapá, que recebeu no domingo, 1º, a XIX Parada do Orgulho LGBT+. De acordo com a organização do evento, mais de sessenta mil pessoas marcharam ao longo do percurso, de aproximadamente 9 km.

Apoiadora do evento há mais de cinco anos, a Prefeitura de Macapá disponibiliza os serviços de limpeza, iluminação, segurança, apoio logístico e o material visual da parada. Sempre presente na caminhada, o prefeito Clécio Luís recebeu dos organizadores do movimento a comenda Cássio Guilherme, em reconhecimento ao apoio prestado pelo chefe do Executivo municipal na defesa e garantia dos direitos humanos da população LGBT+ em Macapá.

 

“É com muita honra que recebo o prêmio Cássio Guilherme, que foi um grande companheiro que trabalhou conosco, um exemplo de militante da causa e que deixou um lindo legado no combate à homofobia. Estou muito orgulhoso do tema deste ano [De Mãos Dadas por um Brasil de Todas as Cores], que remete a bandeira com as cores do arco-íris, um símbolo mundial da luta contra o preconceito, contra a desinformação. A causa LGBT+ engloba também a luta das mulheres, dos negros, indígenas, que hoje revivem, infelizmente, momentos difíceis na história do Brasil, mas que encontram resistência em homens e mulheres que sabem que o amor está acima de tudo”, ressaltou o prefeito.

 

Em 2016, Clécio instituiu, por meio do Decreto 0134/2016, o uso do Nome Social de travestis, transexuais, que visa garantir o direito à identidade de gênero nos órgãos de administração pública municipal direta e indiretamente. Em 2017, a gestão foi premiada pela iniciativa e efetivação dessa política pública com o Troféu Triângulo Rosa pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), entidade de utilidade pública municipal de Salvador.   

 

Quem afirma é Suzany D. Blue, primeira mulher trans a conquistar esse direito no município de Macapá e que também marcou presença na XIX Parada do Orgulho LGBT+. “É gratificante saber que podemos contar com gestores que entendem a razão de nossa luta e traduzem na garantia do respeito por meio de efetivação de políticas públicas. Infelizmente, uma era sombria retorna para tentar nos oprimir, mas o movimento está aqui para dizer que ninguém solta a mão de ninguém, e que ainda temos muito mais a avançar na busca por mais direitos”, afirmou.

 

Após três horas de caminhada, o público ainda estava com todo gás para assistir e dançar ao som dos artistas Jhimmy Feiches, Alexia Leblok e Suelem Braga, que encerrou a programação da XIX Parada do Orgulho LGBT+, na Praça Isaac Zagury. Para garantir a segurança da população, estiveram presentes agentes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, dentre outros órgãos.

 

Amelline Borges

Assessora de comunicação/PMM

 

Fotos: Gabriel Flores / Henrique Silveira / Jhenni Quaresma

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers