Mais de 100 mil pessoas passaram pela programação do Macapá Verão 2019

Escrito por Cássia Lima Ligado . Publicado em Noticias

 

A programação do Macapá Verão 2019 encerrou com o projeto Estação Lunar, na noite desta quinta-feira, 1º de agosto. Na última noite, subiram ao palco Suíte Popular, com música instrumental e a participação especial da cantora Mayara Braga, que homenageou o cantor Nando, que faleceu no início desta semana e foi integrante do grupo Os Cometas; Grupo de Marabaixo do Quilombo do Curiaú Manoel Felipe; a dupla que há 35 anos cantam o Amapá e a Amazônia, Val Milhomem e Joãozinho Gomes; e Enrico Di Miceli, apresentando músicas conhecidas e o CD solo, que será lançado ainda este ano.

A penúltima atração da noite foi premiada com a cantora amapaense Patrícia Bastos. A conexão Amapá/Pará encerrou a programação com o grupo Trilogia, formado pela cantora amapaense Lucinha Bastos e os cantores paraenses Nilson Chaves e Marco Monteiro.

 

Odanete Conceição de Souza, auxiliar de administração, revelou que já está com saudades da Estação Lunar. “Uma pena que já está acabando, deveria ocorrer em todas as quintas-feiras do ano, mas estou feliz. Foi uma programação maravilhosa, os artistas e os organizadores estão de parabéns. Sou amapaense e me sinto orgulhosa de ver que os nossos artistas têm muitas coisas boas para mostrar e que estão sendo prestigiados e valorizados. Ano que vem estarei aqui mais uma vez”.

 

Sucesso de público

 

Com o fim do Macapá Verão 2019 nesta quinta, a Prefeitura de Macapá contabilizou o sucesso de público na programação. Foram mais de 100 mil veranistas que passaram pelos balneários, praças e distritos. A maioria se concentrou nas domingueiras e nas quintas-feiras da Estação Lunar.

 

Foram em média 25 mil pessoas pelo balneário da Fazendinha nos domingos do Macapá Verão, segundo a Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM). A festa foi sucesso de público, batendo recorde nas quintas-feiras, com quase 20 mil veranistas.

 

Este ano, a prefeitura fez uma grande operação antes e durante a programação. Todas as secretarias trabalharam com serviços nos locais dos eventos. Confira um resumo de tudo que rolou no Macapá Verão edição 2019.

 

Valorização dos artistas

 

Os 107 artistas regionais e da Guiana Francesa que passaram pelo palco do evento receberam o cachê logo após as apresentações, mediante apresentação da nota fiscal. A atitude da Prefeitura de Macapá é um compromisso que já vem de outros anos. A prática de respeito às atrações busca valorizar cantores, músicos, dançarinos e artistas plásticos.

 

Integração

 

As atrações deste ano integraram os mais variados gêneros musicais. Foram artistas do brega, samba, música regional, pagode, Marabaixo, axé, rock, hip-hop, poesia, dentre outros gêneros musicais. A diversidade é uma das prioridades da prefeitura para agregar todos os estilos na programação.

 

Distritos

 

As atividades do verão chegaram mais longe este ano. Além de palcos já consagrados como no balneário da Fazendinha, Mercado Central, Complexo do Araxá, Complexo Turístico do Jandiá, Curiaú, praças Floriano Peixoto, Veiga Cabral e da Bandeira, as programações chegaram também aos distritos do Carmo do Maruanum, Lontra da Pedreira, São Joaquim do Pacuí, Coração e Bailique.

 

Atividades esportivas

 

Em todos os locais da programação do verão ocorreram atividades esportivas. Dentre elas destacam-se a capoeira, pilates, campeonato de slackline, danças circulares, ginástica, ciclismo, esportes radicais, vôlei, futsal, futlama, futebol de areia, vôlei para cadeirantes e muito mais.

 

Novidades

 

Além das estações já consagradas como o Rock e o Samba no Mercado Central, essa edição do Macapá Verão contou com a Estação Brega, Estação Poesia, Estação Nerd, e uma edição da Estação Lunar internacional – Amapá/Guiana Francesa.

 

Saúde

 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou ações durante toda a programação do Macapá Verão. Foram mais de 10 mil camisinhas e gel lubrificante distribuídos. Além disso, profissionais prestaram informações de conscientização e educação sexual, e sobre os cuidados necessários para a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), com a distribuição de cartilhas informativas.

 

Patrocinadores

 

A Caixa Econômica Federal e o Governo Federal foram patrocinadores do Macapá Verão 2019. Além disso, o Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), na pessoa do secretário Evandro Milhomem, também patrocinou o grande evento. A programação recebeu o patrocínio do Banco do Brasil e Governo Federal.

 

Geração de renda

 

O Macapá Verão funciona como uma espécie de décimo terceiro para os empreendedores da Fazendinha e de outros balneários do município. Este ano, mais de 100 comerciantes, empreendedores, microempreendedores e empreendedores informais comercializaram alimentos e vestuário nos 13 pontos da programação.

 

Sustentabilidade

 

A educação ambiental esteve presente por meio do projeto Troca-Treco, executado pela Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur). Nesta sétima edição, foram arrecadadas 18.904 garrafas PET e distribuídos 2.666 brinquedos durante os quatro domingos de julho no balneário da Fazendinha.

 

Serviços

 

Antes e durante a programação, todas as secretarias trabalharam. A Semur cuidou da limpeza em todos os balneários, praças e distritos, assim como a Secretaria de Iluminação Pública, que preparou os locais para a noite.

 

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitacional e o Instituto Municipal de Turismo, organizou os empreendedores e comerciantes dos locais. A Vigilância Sanitária Municipal e a Secretaria de Meio Ambiente fiscalizaram a higienização do ambiente e dos empreendedores. 

 

Já a Secretaria de Obras fez as reparações necessárias. A Fundação Municipal de Cultura, com todas as secretarias, Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer e Instituto de Turismo, organizou toda a programação.

 

A CTMac organizou o trânsito em parceria com Guarda Civil Municipal, que também ajudou na segurança. Houve serviços de todas as coordenadorias, secretarias, gabinete institucional, e parcerias com o Corpo de Bombeiros Militar do Amapá, Polícia Militar e Instituto de Defesa do Consumidor (Procon).

 

Macapá Verão 2019 fecha fazendo história, deixando saudades e criando expectativas para a próxima edição, que ocorrerá em julho de 2020. 

 

Cássia Lima

Assessora de comunicação/Fumcult

 

 

Fotos: Gabriel Flores / Max Renê / Nayana Magalhães

UK betting sites, view full information www.gbetting.co.uk bookamkers